
Foto: Reprodução
As pontadas na cabeça são problemas que acometem muitas pessoas. Elas podem ser indicativas de uma enxaqueca e até problemas mais graves como aneurisma cerebral. Por esse motivo merecem atenção e tratamento especiais.
CEFALEIA TENSIONAL:
É um tipo de dor de cabeça provocada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas e couro cabeludo, devido a fatores como estresse, má postura, ansiedade e insônia. Essa dor de cabeça se manifesta em forma de pontada, latejando e pressionando a cabeça. Pode afetar os dois lados, somente uma parte da nuca ou testa. A fotofobia é um sintoma presente nessa dor.
ENXAQUECA: A enxaqueca é um tipo específico de dor de cabeça. Ela se caracteriza pela presença de pontadas, com grande intensidade, piora com a luz forte e barulho, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos e tontura. As dores normalmente pioram com a movimentação da cabeça e ao esforço físico. O problema é três vezes mais comum em mulheres e costuma ser hereditário.
ANEURISMA CEREBRAL: é também conhecido como hemorragia cerebral ou derrame cerebral, provocado por uma dilatação anormal da artéria que leva sangue para o cérebro. Essa dilatação pode provocar a ruptura e extravasamento de sangue no cérebro. Os sintomas mais comuns de quem sofre aneurisma é a forte dor de cabeça, acompanhadas de pontadas, vômitos, convulsões, perda da consciência, dores na nuca, costas e outras regiões do corpo.
TUMOR CEREBRAL: Os tumores cerebrais podem provocar pontadas na cabeça. Os exemplos mais comuns são os cânceres que provocam intensa dor de cabeça, acompanhada de vômitos, náuseas, formigamento dos membros, fotosensibilidade e outros. É preciso ficar atento para tratar o problema.
Por Dr. Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), médico neurocirurgião formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.