Connect with us

Pós-Consumismo: Novo mundo, nova economia.

Published

on

Paulo

Pós-Consumismo: Novo mundo, nova economia.

Semana passada, tomei conhecimento de uma iniciativa nascida em Berlin chamada FYS – Free Your Stuff. A idéia é compartilhar as coisas que você não usa mais, doando a quem precisa, criando vida útil para objetos que não mais são úteis a você. Imediatamente, criei um grupo no Facebook com a FYS para a minha cidade, São José dos Campos. Logo, uma amiga criou um grupo FYS – São Paulo.
Este é um exemplo das novas iniciativas para a criação de uma nova economia. Há muitas outras. Há moedas alternativas como o bitcoin, feiras de doação acontecendo em diversas cidades pelo mundo todo. Aplicativos que estimulam caronas, conectando pessoas pelas redes sociais e pelos aplicativos móbile. Há resistências, como as Ações movidas pelo sindicato dos taxistas, ou pela prefeitura de são Paulo; tentando interferir com o direito das pessoas em se organizarem em novas formas econômicas. Exatamente como no tempo em que as gravadores tentaram matar o MP3, hoje outras figuras e organizações de autoridade constituída tentarão bloquear a livre expressão e direito das pessoas, em qualquer iniciativa que as leve para uma atitude livre das regras normais do mercado consumista.
Tudo isso é a face inicial do que é chamado na Europa de Pós-Consumismo. O fim de uma era, o inicio de outra; também no aspecto econômico. Tudo novo, de novo. E mais uma vez, nada vai deter uma idéia cujo tempo chegou.
Pesquise, engaje-se, participe. Na era pós-consumista, cada um cria suas próprias rotas alternativas para viver melhor; independente do que convém às corporações e as organizações políticas que elas patrocinam.
Um novo mundo merece uma nova economia. Isto é o pós-consumismo. Você está convidado. E o melhor: é grátis. Compartilhe.

__________________________________________________________________________________________________________
Paulo Ferreira é Diretor de Comunicação da ONG internacional New Earth Nation; Conselheiro e Representante do Nikola Tesla Institute em SP e autor do livro O Mensageiro – O Despertar para um Novo Mundo. © 2014.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times