Connect with us

Profissionais gestores descobrem as planilhas empresariais prontas

Published

on

officeDesde a década de 90 quando os computadores pessoais se tornaram ferramentas comuns no ambiente empresarial os softwares de edição de texto e planilhas eletrônicas já estava lá. Junto com navegadores de internet e aplicativos de correio eletrônico (email) estes quatro softwares formavam o conjunto básico de ferramentas de profissionais gestores em todo o mundo.

Porém, enquanto softwares de edição de texto e de correio eletrônico substituíam as tradicionais máquinas de escrever e os correios, o software de planilha abria uma porta de possibilidades para profissionais exercerem suas funções com maior controle e automação a baixa custo. Por meio delas, mesmo um usuário leigo, conseguia rapidamente se tornar uma espécie de programador de software, desenvolvendo planilhas com capacidade de organizar, interpretar, cruzar e analisar dados graças a suas funções semelhantes a linguagens de programação.

O primeiro software de planilhas se chamava VisiCalc e foi inventado em 1979, junto com os computadores pessoais Apple II, e até hoje possuem grande participação no dia a dia do funcionamento de empresas. Apesar dos avanços com softwares de gestão (ERPs) e a computação na nuvem, planilhas ainda são utilizadas de maneira complementar, auxiliando milhares de profissionais a cruzarem dados de diferentes sistemas, personalizarem relatórios e funções com agilidade e baixo custo.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times