A Veolia Water Technologies Brasil, com realização da Cultura Sustentável, apresenta o projeto para conscientizar crianças e adolescentes quanto a importância da economia da água. O projeto “Água Consumo Consciente: Programa Educação Ambiental” será aplicado em duas escolas da rede pública da capital paulista hoje, 22 de outubro.

Foto: Reprodução
Segundo relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU), dois terços da população mundial em 2025 não terá acesso à água potável se nada for feito para evitar a escassez. “O objetivo maior dessa ação é levar educação ambiental. Pretendemos despertar a responsabilidade dessas crianças, que são o futuro do nosso planeta, alertando-as sobre a falta da água. Com essa atitude esperamos prolongar a fonte mais rica e indispensável da humanidade e quem sabe aumentar em anos a previsão feita pela ONU”, explica Ana Carolina Xavier, diretora da Cultura Sustentável.
“A Veolia Water Technologies tem a preocupação com o meio ambiente no centro de suas atividades. Neste projeto, buscamos incentivar o consumo consciente e a conservação da água por meio da educação ambiental nas escolas e, assim, estimular mudanças de hábitos e despertar a consciência ambiental”, afirma a gerente de marketing e comunicação da Veolia na América Latina, Béatrice de Toledo Dupuy.
O programa conta com uma apresentação da peça teatral “A água que fugiu do lago”, a distribuição de uma cartilha educativa para as crianças e material de apoio para os professores, além de realizar uma avaliação com professores e alunos. A campanha deve atingir cerca de 600 crianças nas duas escolas.
Investir em ações pedagógicas destinadas ao público infantojuvenil é considerada uma das maneiras mais efetivas de promover e incentivar a consciência ecológica. A Veolia reconhece o poder da criança como instrumento de transformação, já que ela possui a capacidade de reproduzir, modificar, influenciar e implantar novas práticas, e, desta forma, propõe esta ação com objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, investir na informação e na educação desse público específico, a fim de ampliar o seu campo de conhecimento, bem como a prática de ações sustentáveis no dia a dia.