Connect with us

Quando menos é mais

Published

on

Sonia

Quando menos é mais

Emagrecer não é apenas uma questão nutricional, mas também matemática.

Alguns alimentos como a vagem, o cranberry, o abacaxi, o espinafre e a mexerica com muitas fibras e poucas calorias ajudam a perder peso e queimar calorias espontaneamente, sem esforço algum do organismo. São os chamados alimentos termogênicos, responsáveis por alavancar a queima de gordura. Com menor valor calórico estes alimentos exigem mais energia para serem digeridos por isso, auxiliar na eliminação de quilos extras.

Com nutrientes que aceleram o metabolismo e consequentemente aumentam a temperatura corporal, os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia durante a digestão. Esse processo de queima mais calorias ao longo do dia, mesmo em períodos de descanso, são ideais para quem deseja perder peso e também para quem pratica exercícios físicos, já que aumentam a resistência para atividades aeróbicas enquanto melhoram o desempenho durante o treino. Também auxiliam na redução da gordura corporal, acelerando a modelagem da silhueta. O ideal é que sejam consumidos no decorrer do dia para que atuem até a noite.

Consequentemente, além de acelerar o metabolismo trazem outros benefícios para a saúde melhorando a circulação do sangue, eliminando gases e são ótimos durante o tratamento de gripes. São ótimos também na prevenção do câncer do cólon e do ovário.

Estes chamados alimentos de ‘calorias negativas’, são capazes de produzir calor ao serem digeridos e esta queima no metabolismo permite que o corpo trabalhe mais para obter energia e consequentemente calorias. Embora não existam estudos que comprovem esse fato, não se pode cientificamente negar que na prática, alguns alimentos realmente causem o efeito ‘emagrecer comendo’, pelo simples fato de adicionarem ao corpo ‘menos calorias’ do que as necessárias para digestão.

Este é o principal motivo das dietas com um único alimento não produzirem os efeitos esperados. O organismo precisa de equilíbrio entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gordura) e os micronutrientes (vitaminas e os minerais), e o déficit de um ou de outro além de provocar doenças causam disfunções e o excesso, intoxicações.

Na lista dos nutrientes cujos resultados final não acrescentam calorias a mais no corpo estão as frutas e verduras, bem como as carnes magras (proteínas) que ampliam a sensação de saciedade. Existem igualmente alguns alimentos com ação termogênica, capazes de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e ajudando no emagrecimento, como o óleo de cártamo, ou o óleo de coco, o chá-verde, café verde, que atuam também no sistema imunológico, e desintoxicam o organismo.

É evidente que os alimentos termogênicos, aliados da balança não podem ser avaliados só pelas informações nutricionais, pois as frutas in natura têm ‘zero pontos’. Com exceção do abacate e o açaí que possuem maior teor de gordura, diferente das verduras e legumes que por serem ricos em fibras são considerados como ‘zero em calorias’ e mais indicados para saciar a fome e podem agregar bons resultados no dia a dia eliminando as toxinas do organismo de forma mais branda.

Obs.: Pessoas que sofram de hipertensão, insônia e ansiedade, problemas intestinais, cardíacos e na tireoide devem consultar um médico antes de ingerir alimentos termogênicos.

_______________________________________________________________________________________________________________

Sonia Nascimento é jornalista, Pós-Graduada em Direção Editorial pela ESPM. © 2014.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times