
Foto: Reprodução
Ao chegar no hotel InterCity Premium Berrini em São Paulo, o hóspede pode ser surpreendido ao receber a chave para um quarto especial. Um dos apartamentos foi completamente remodelado para entrar no espírito da campanha Novembro Azul, iniciativa mundial para incentivar a prevenção ao câncer de próstata.
A decoração do quarto, o enxoval e a pintura das paredes ganharam o tom azul para reforçar a importância da campanha. A distribuição de informativos e bottons também fazem parte da ação. O hóspede que ficar nesse apartamento não saberá da ação, o que deve gerar um impacto ainda maior. Além de aderir ao Novembro Azul com esta iniciativa, o hotel InterCity Premium Berrini também irá disponibilizar aos hóspedes informativos sobre a prevenção da doença.
Com foco na hotelaria executiva, cerca de 70% dos hóspedes da rede InterCity é formada de homens, por isso a importância de uma iniciativa como essa. Segundo informações do Instituto Lado a Lado, responsável pela campanha no Brasil e da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, somente em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.
Todas as ações de conscientização são importantes na tentativa de reduzir esses números. “A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.