Safra do café está em boa fase

Published

on

Com base em um levantamento feito por Safras & Mercado, a comercialização da safra nova está adiantada, avançando 8% em relação ao mês de junho.

Segundo estimativa de Safras & Mercado, a comercialização da safra de café do Brasil 2014/2015 (junho/julho) que está em período de colheita, será de 48,9 milhões de sacas. Até o dia 15 de agosto foram comercializados 38% deste total, totalizando 18,82 milhões de sacas de 60 quilos de café.

Ainda segundo levantamento da agência, as vendas estão adiantadas em oito pontos percentuais com relação ao mês de junho. Na média dos últimos cinco anos, a comercialização da safra nova neste período está em 30%.

Para Gil Barabach, analista de SAFRAS & Mercado, as vendas de café no mercado físico brasileiro, embora cadenciadas, ganharam algum impulso com a melhora dos preços.” Nos repiques de alta aparece mais vendedor e o mercado ganha um pouco mais de ritmo. Porém, o fluxo não é linear, intercalado por dias de grande retranca dos vendedores”, pontua.

Advertisement

Além disso, a própria postura da demanda também segura um pouco o andamento da comercialização em alguns momentos e isso tudo traz uma dinâmica mais errática às vendas. “Produtores alertam que a falta de pressão vendedora se deve à pouca disponibilidade, o que confirmaria uma quebra de safra acima da projetada preliminarmente, ajudando a justificar o andamento das vendas bem mais acelerado se comparado com anos anteriores” – conclui Barabach.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2014/15, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 15 de agosto:

 

Advertisement

Trending

Sair da versão mobile