
Foto: Reprodução
Com o avanço da idade e a exposição ao sol, a pele perde elasticidade, viço e as mãos ganham um aspecto envelhecido e ressecado. Especialista dá dicas de cuidados que devemos ter diariamente com elas.
Se nosso corpo tivesse um cartão de visitas, bem que poderiam ser nossas mãos. São partes do corpo que ficam sempre expostas e que usamos para quase tudo. Ao cumprimentar as pessoas, elas revelam bastante sobre como nos apresentamos. E ao mantê-las bem cuidadas, passamos uma ótima impressão nas mais diferentes situações.
E os cuidados com as mãos não ficam restritos a unhas limpas e bem cortadas. Assim como a pele do rosto, a pele das mãos é uma das mais sensíveis à passagem do tempo e às intempéries como radiação solar, vento, poluição. Além do uso de protetor solar e hidratante, é altamente recomendável evitar o contato direto com produtos como detergentes e outros itens de limpeza.
Com a idade e chegada da menopausa, é inevitável uma certa perda de elasticidade, acompanhada muitas vezes do aparecimento de pontos escurecidos (manchas senis) e na perda de gordura, resultando em uma mão mais magra que na juventude, com veias mais saltadas. “A pele da mão é mais fina e tem menor quantidade de glândulas sebácea. Junto com rosto, colo e pescoço, são as partes que mais denunciam a idade”, explica o Dr. Ayrton De Magistris.
Os sinais e pontos escurecidos que aparecem com a idade e exposição solar podem ser significativamente amenizados com a nova Caneta Clareadora Spotner – Mãos e Corpo, também disponível para Rosto e Colo. Em formato prático, Spotner contém extratos botânicos e alpha-arbutin, substância responsável por clarear as áreas escurecidas sem deixar contornos esbranquiçados ao redor. “Os resultados podem começar a ser vistos a partir da 2ª semana de aplicação”, conta o assessor médico.
Abaixo, listamos os cuidados que devemos ter para manter nossas mãos bonitas e jovens por mais tempo:
Protetor solar todo dia – Use protetor solar específico para as mãos pelo menos 2 vezes ao dia. Lembre-se que o sol também é responsável pelo envelhecimento da pele.
Hidrate sempre – Não se esqueça de passar hidratantes específicos para a área. Prefira aqueles que contenham vitamina C em sua fórmula, pois ela é antioxidante e fortalece a produção de colágeno. Hidratantes de textura mais leve e menos cremosa têm absorção mais eficaz.
Cuide dos pontos escurecidos – Ao primeiro sinal de que a pigmentação está se alterando em certas áreas da mão por causa da exposição ao sol ou da idade, use produtos que clareadores como Spotner, que contém alpha-arbutin e extratos botânicos, que amenizam os pontos escurecidos de sol e idade sem deixar contornos esbranquiçados. Faça consultas periódicas ao dermatologista.
Não se descuide das unhas – Mantenha-as limpas, cortadas e bem lixadas, para garantir vários pontos a mais na boa aparência das mãos. Para dar aquela cor e deixá-la ainda mais bonita, vale a ida regular ao salão de beleza para fazer as unhas, tirar o excesso de cutícula e esmaltar. Leve seus próprios instrumentos para evitar risco de contaminação por fungos, bactérias ou vírus.
Evite contato com produtos químicos – Produtos de limpeza como detergentes e água sanitária são péssimos para a saúde e beleza das mãos. Sempre que precisar utilizá-los, use uma luva para se proteger.