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Saiba como organizar relógio biológico durante horário de verão

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Foto: Reprodução

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O horário de verão se iniciará na noite do dia 18 de outubro e, como de praxe, os relógios serão adiantados em um hora, tempo suficiente para impactar a rotina de muitas pessoas.

Para minimizar este impacto, o ideal seria que todos se adaptassem à nova rotina alterando o relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente. Como isso não acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor relacionados ao horário de verão. Ao adiantar uma hora a rotina diária abruptamente, o relógio hormonal é forçado a mudar o funcionamento. Este relógio também precisa de umas duas semanas para se reorganizar e o resultado disso é que na maioria das vezes, as pessoas vão para cama no horário que estão acostumadas, mas têm que acordar uma hora antes para iniciar o dia.

Os que menos sofrem com a mudança de horário, são os que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo.
Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.
Dicas:
– Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica neste fim de semana
– Dormir um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tirar cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar
– Evitar cafeína e bebidas energéticas a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico
– Usar Melatonina para reequilibrar o sono inicial
– Não deixar de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado
– Tentar fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço

É importante lembrar que dormir não é perda de tempo. Ao dormir bem, as defesas do corpo estão em pleno funcionamento e protegem o organismo de infecções.

Por Dra. Angela Beatriz Lana

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