
Foto: Wikimedia
A tecnologia dispõe de diversas aplicações para diferentes verticais.
O Digital Signage consiste no uso de displays eletrônicos, em variadas dimensões e modelos, tais como plasmas, LCDs, painéis touchscreens, projetores multimídia, monitores e painéis de LED, com o propósito de impulsionar a comunicação dos mais diversos segmentos.
Diferente das mídias tradicionais, como materiais impressos e painéis estáticos, o sinal digital é interativo, permitindo a distribuição de conteúdos dinâmicos que agregam texto, áudio, vídeo, gráficos e animações. Desta forma, todo o material transmitido pela tecnologia pode ser customizado e, o melhor, tudo pode ser gerenciado em tempo real, com flexibilidade para inserir informações adicionais a qualquer momento. Além disso, o valor da distribuição do conteúdo via redes digitais é significantemente inferior ao dos materiais físicos, o que possibilita a otimização de recursos.
A tecnologia abrange uma variedade de aplicações e modelos de comunicação, dentre eles, a rede de Audiência Cativa, um modelo de comunicação para ambientes onde as pessoas estão em estado de espera. Neste caso, geralmente, o aparelho não pode ser desligado ou a sintonia alterada. Estes displays com imagens captam a atenção das pessoas, e são ótimos modelos para entretenimento e publicidade.
Onde utilizar? Salas de espera, elevadores, áreas de transporte público e privado.
Outro modelo é o Merchandising digital interno, que consiste na comunicação mais direta nos pontos de vendas do varejo, causando maior destaque e impacto. Chama a atenção dos clientes, os orienta e estimula o consumo agregando valor aos produtos à medida que serve como guia para explicar aos consumidores seus benefícios e vantagens.
Onde utilizar? Gôndolas e vitrines de comércios.
Também há a opção de rede de mídia corporativa, modelo usado pelas empresas como uma TV interna. No display podem ser disponibilizadas campanhas corporativas, aniversariantes do mês, feriados, e ainda pode ser utilizado para aprimorar a comunicação interna e manter os funcionários antenados sobre as notícias da organização.
Onde utilizar? Empresas, Universidades e Escolas.
O Digital Signage pode ainda atuar como painéis de sinalização. Comum em lugares com grande concentração de público, orientam a direção de locais como toaletes, bilheterias, camarotes, assentos, lanchonetes, estacionamentos e saídas de emergência.
Onde utilizar? Complexos esportivos, Casas de espetáculos, Parques de diversão, Shopping Centers.