Connect with us

Saiba quais são os principais exames preventivos para homens a partir dos 30 anos

Published

on

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

O especialista do Delboni Auriemo fala dos principais exames que os homens devem fazer a partir dos 30 anos de idade.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as mulheres realizam seis vezes mais exames preventivos do que os homens. Além de se preocuparem menos com a questão da prevenção, homens também tem maior tendência a fumar e beber, serem mais sedentários e apresentarem maiores índices de sobrepeso do que a mulher.

Segundo Dr. Clovis Cechinel, médico geriatra do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica, não há idade mínima para começar a fazer exames preventivos. Caso o homem fume, esteja acima do peso, tenha antecedentes familiares de casos clínicos mais graves e seja sedentário, deve iniciar a rotina de exames a partir dos 30 anos. “Se os resultados estiverem dentro de índices normais, os exames devem ser repetidos a cada dois anos. Caso apresentem alguma alteração, uma investigação mais aprofundada se faz necessária”, explica.

Entre os exames laboratoriais mais solicitados para homens estão: análise completa de urina, fezes e do sangue para verificar índices de lípides (como colesterol e suas frações, triglicérides), glicemia (para diagnóstico de diabetes), hemograma (para avaliar anemias e células de defesa), creatinina, ureia e eletrólitos (para avaliar a quantidade de cálcio, potássio, magnésio e sódio) e radiografia de tórax.

“Os exames de próstata e o exame testicular também são fundamentais: o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata) são os principais para a prevenção do câncer”, alerta Dr. Clóvis Cechinel.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que a verificação do PSA e o exame de toque sejam realizados anualmente em homens acima dos 50 anos. Homens negros ou homens que tenham casos de câncer de próstata na família devem medir o PSA a partir dos 45.

A avaliação cardiológica precoce também é de extrema importância quando houver antecedentes familiares de doenças do coração. Nas famílias em que há vários casos de infartos e derrames cerebrais, especialmente quando ocorreram com parentes mais jovens, é recomendada a investigação da aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias). Devem fazer parte dessa avaliação geral exames como o eletrocardiograma, o teste de esforço e o ecocardiograma. “O acompanhamento médico se torna indispensável para que os exames corretos sejam feitos e os diagnósticos sejam precisos”, finaliza o especialista.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times