Connect with us

São Paulo a muitos metros de altura

Published

on

garimpando

São Paulo a muitos metros de altura

Nas cidades mais cosmopolitas do mundo, os mirantes são sempre uma atração mais do que esperada. A Torre Eiffel que o diga. É o tipo de foto que todo turista que se preze faz e que o nativo, pelo menos uma vez na vida, acaba se rendendo ainda que na condição de guia para seus amigos de fora.

Turístico ou não, o fato é que para captar a grandiosidade de uma cidade é preciso vê-la de cima, onde a visão se amplia. E com a cidade de São Paulo não é diferente.

Assim que cheguei à cidade, logo tratei de conhecê-la de cima. Todo mundo sabe que a Pauliceia é grande, cheia de arranha-céus, viadutos e avenidas. Mas a centenas de metros de altura, é possível ver um panorama absolutamente diferente, composto também por rios, vales, picos e serras. Sim, a Pauliceia possui diferentes personalidades e só do alto dos seus mirantes é possível enxergar todas essas facetas. É ver pra crer, ou pra no mínimo, se surpreender.

Entre os mirantes mais legais que visitei, estão alguns arranha-céus, uma praça e um parque:

• Banespão (Edifício Altino Arantes)

Advertisement

Com seus 161 metros de altura e formato “bolo de noiva”, já foi considerado um dos maiores do mundo. É um dos símbolos de São Paulo e o mirante no seu topo oferece uma vista panorâmica da cidade. Dele, é possível ver o centro antigo, incluindo grandes ícones culturais, como a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento, o Mercado Municipal e o Viaduto Santa Ifigênia. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 10 às 15 horas. Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (Metrô São Bento).

• Copan

mirante2_copan

Com sua inconfundível forma em “S”, é considerado o maior edifício residencial da América Latina e um dos cartões-postais da cidade. Foi projetado por Oscar Niemeyer e conta com 115 metros de altura e 35 andares (sem contar a cobertura). Entre os atrativos que podem ser vistos da cobertura estão o Edifício Itália, a Igreja da Consolação, a Marginal Tietê e a Avenida Paulista, facilmente reconhecível por suas antenas. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), em horários curtos: das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30. Endereço: Avenida Ipiranga, 200 – Bloco F (sobreloja) – Metrô República.

• Edifício Itália

mirante4_italia

É considerado o segundo maior edifício da cidade, com 165 metros de altura. É no topo deste prédio que se encontra o famoso restaurante “Terraço Itália”, um dos mais caros da Pauliceia. É possível apreciar a paisagem urbana a partir do alto do Itália durante toda a semana e entre os pontos conhecidos que podem ser vistos, estão: o Banespão, o Copan e o Elevado Costa e Silva. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 15h às 16h. Endereço: Avenida Ipiranga, 344 – 41º andar – Metrô República.

Advertisement

• Edifício Martinelli

mirante3_martinelli

Assim como o Banespão, já foi considerado um dos mais altos do mundo. Sua construção foi um grande acontecimento para a cidade. O empreendedor da obra, o italiano Giuseppe Martinelli, concluiu sua meta de 30 andares construindo sua própria mansão no topo do prédio. E é do seu terraço, aberto ao público, que é possível ter uma visão do centro antigo. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Endereço: Avenida São João, 35.

• Praça do Pôr-do-Sol (Praça Coronel Custódio Fernandes)

Localizada no Alto de Pinheiros, é muito pouco conhecida pelo seu nome oficial. É o endereço certo pra quem deseja apreciar um belíssimo pôr-do-sol na cidade. Garanto que a vista que a praça oferece é bem diferente daquela que habita o imaginário coletivo. Ao invés dos arranha-céus e viadutos, você verá muuuuito verde. Endereço: entre a Rua Desembargador Ferreira França e a Rua dos Macunis.

• Pico do Jaraguá

Advertisement

mirante1_pico

É conhecido por ser o ponto mais alto da cidade. O pico chega aos 1.135 metros de altitude e conta com um mirante que permite, assim como a Praça do Pôr-do-Sol, uma perspectiva bem diferente da cidade. O pico se encontra dentro do Parque Estadual do Jaraguá, uma reserva de Mata Atlântica declarada patrimônio natural da humanidade pela Unesco em 1994. É uma vista realmente imperdível e para chegar até o mirante, é possível ir de carro ou por trilhas. O parque fica aberto diariamente, das 7h às 17h. Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 (Acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 18).

_____________________________________________________________________________________________________________

Clarissa Sá é carioca. Chegou em São Paulo em 2012 para trampar e acabou por tomar gosto pelas preciosidades que passou a garimpar na Pauliceia. © 2014. Para conhecer suas outras garimpadas, acesse: http://garimpandonapauliceia.wordpress.com

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times