Connect with us

Sebrae e Facebook lançam treinamento on line para capacitação de empreendedores

Published

on

Criado em um formato de jogo on line – disponível em www.empreendacomofacebook.com.br – o treinamento exige apenas que o interessado possua um perfil no Facebook. Uma vez dentro do jogo, o empreendedor será conduzido por cinco etapas distintas. O game começa com uma introdução sobre a importância do marketing digital para os pequenos negócios e o papel do Facebook nesse cenário. A seguir, ele será orientado para a criação de uma página – isso pode ser feito durante o jogo; e caso o empreendedor já possua uma página, ele pode pular essa fase.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O passo seguinte envolve o primeiro caso prático. O jogador terá o desafio de criar anúncios para um estabelecimento comercial fictício. Serão analisadas a pertinência do texto, a linguagem para o anúncio, além da adequação ao objetivo de negócios, que é atrair mais clientes. Ao término dessa etapa e dependendo do seu desempenho, o empreendedor será recompensado com “estrelas” que poderão ser trocadas por créditos para anúncios no Facebook – destinados a sua empresa real.

As etapas subsequentes envolvem o desenvolvimento da estratégia de negócios para empresas on line e físicas, além da recompensa também em estrelas para serem convertidas em créditos de anúncios. A pontuação máxima dará ao empreendedor R$ 200 em créditos de anúncio. A duração estimada do jogo é de 45 minutos a uma hora, mas o jogador não precisa passar por todas as etapas no mesmo momento. Também é possível repetir uma determinada fase, mas os bônus não são computados novamente.

O jogo on line comporta até 50 mil pessoas a cada mês – se esse número for ultrapassado, o empreendedor interessado receberá uma mensagem informando quando poderá jogar. Desenvolvido em linguagem de fácil compreensão, ele apresenta um conjunto de informações teóricas, mas tem nos exercícios práticos seu ponto forte.

“Os negócios simulados no jogo foram pensados a partir de dados do Sebrae e de outras fontes relacionadas, e mostram que a maior parte dos empreendedores brasileiros atua nas áreas de varejo e comércio”, explica Stephanie Johnson, gerente de contas do Facebook Brasil.

“A solução educacional resultado da parceria Sebrae/Facebook é, sobretudo, uma oportunidade de inclusão dos pequenos negócios nas redes sociais. O principal objetivo do jogo é estimular o empreendedor a criar uma página do seu negócio no Facebook e, com isso, ampliar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times