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Segunda-feira e está sem energia? Saiba o que fazer pra aguentar o pique do dia a dia

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Especialistas orientam: alimentação, hidratação, exercícios e respiração o que fazer para termos mais ânimo em nossas atividades.

Nesta hora, se encher de café, refrigerante, estimulantes ou energéticos o que pode parecer uma boa solução, funciona temporariamente porém depois, o efeito é contrário.

Foto: Reprodução

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Pensando nisso, Dr Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade nos dá algumas dicas alimentares para num período bem curto você começar a sentir tua bateria recarregando, sem o efeito “montanha-russa” dos estimulantes.

1-Alcalinize tua vida! – Chega de acidez. Sim, alimentos alcalinos, como frutas, vegetais, sementes e castanhas são mais naturais e aceitáveis ao teu corpo que alimentos não-alcalinos, como alimentos processados, carne vermelha e leite e derivados (estes promovem aumento da acidez corporal, que os teus rins terão um baita trabalho para excretar). Este processo “rouba” energia literalmente.  Já alimentos alcalinos fazem o contrário. Foque nisto!

2-Consuma Brotos. – O começo de tudo, a energia para crescer e lotado de vitaminas e minerais (muito mais concentrados que quando são “adultos”) é um prato cheio de energia, que é facilmente digerível, auxiliando  o teu corpo no processo de acessar nutrientes e convertê-los em energia. Qualquer grão, semente ou legume pode ser consumido em forma de broto. Então o que está esperando?  Alfafa, feijão, lentilha, brócolis. Isto só para falar de alguns.

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3-Quer “mental power”? Então como gordura! Algo que falamos muito pouco é que a gordura é estrutural no nosso corpo: toda célula é feita em parte de gordura. Todas as membranas celulares são constituídas por gorduras- e toda a comunicação celular acontece através destas membranas. Sem a integridade delas, adeus bom funcionamento celular. Não acredita? Adivinha qual a parte do teu corpo mais “gordurosa”? o cérebro! Ele é 70% gordura. Outro fato: grande parte dos teus hormônios são feitos em parte de colesterol. Sem hormônios em doses adequadas, é improvável conseguir manter um metabolismo efetivo, e assim “funcionar”… Óbvio que não estou mandando você se entupir de alimentos processados, ricos em gordura de péssima qualidade. O que você precisa são fontes de gorduras adequadas para manter você “ligado” e mentalmente energizado, protegendo tua função cerebral até de toxinas (a barreira hemato-encefálica, que serve para “isolar”o sistema nervoso central do resto do corpo, depende da tal integridade de membranas…). E quais fontes: gorduras saturadas como óleo de coco, um pouco de manteiga (muito melhor a clarificada – conhecida como ghee – manteiga indiana), monoinsaturadas como azeite de oliva extra-virgem, abacate, e poliinsaturadas como as fontes de ômega 3 dos ácidos graxos provenientes de peixes como sardinhas, salmão (os selvagens são melhores) atum, entre outros. Gordura boa faz bem, é necessária, não se pode evitar (imagine eliminar da dieta por completo- um erro absurdo à longo prazo para atua saúde). É só escolher as certas.

4-Coma alimentos crús com maior frequência, pois teu intestino agradece. E se ele trabalha bem, você vira outra pessoa, muito mais disposta, com mais energia e melhor humorado.  Por quê? Quando cozinhados, vegetais, frutas e sementes perdem parte das suas enzimas, que nos auxiliam no nosso processo de digestão (sim, o alimento nos ajuda e digerí-lo). A digestão é um processo que gasta muita energia, e sem as enzimas adequadas (se você economizar aqui, sobre pra ter mais energia) o processo digestivo fica lento, desconfortável, e “gastador”, além de sugar tua energia, claro. Uma salada, metade do teu prato e pronto!

5-Hidrate-se.- Desde que acorda, e como estamos falando de te acelerar com alimentos, vamos pegar uma dica da Medicina Ayurvédica:   beba toda manhã, em jejum, um copo de água com o suco de 1 limão. E se quiser, repita 30 minutos antes de cada refeição do dia. Esta combinação ajuda a acordar teu corpo, teu sistema de filtragem renal, e sua digestão, pois estimula a produção enzimática necessária para os processos digestivos. Eita azedinho bom!

6-Quer energia? Então se mantenha em movimento, gaste! Fomos feitos para estar em movimento seja ele físico ou mental. Ficar parado fisicamente influencia sim a parte mental. Levante, dê um pulo, se estique, respire fundo, dance. Enfim, coloque-se em movimento. Tua cabeça irá te seguir.

E para já começarmos o dia energizados a personal trainer, atleta, especialista em yoga e biomecânica ensina Marina Haddad:

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Ao acordar inspirar e expirar lentamente por 3 minutos, expirando em 4 tempos e inspirando em 4 tempos.

Respirar de manhã vai acordar sua mente e seu corpo, ativa a circulação alivia tensões musculares e reduz o stress.

Ativando a respiração você estará em contato com a sua mente, mais energizado e ativando sua conexão corpo-mente tomando consciência de seu corpo e suas atitudes ao longo do dia.

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