No rescaldo de uma das maiores violações de segurança da Internet já vista, os usuários estão se esforçando para determinar se suas contas foram afetadas e o que eles devem fazer.
Os peritos descobriram o Heartbleed – uma falha de segurança enorme no software OpenSSL que é usada para criptografar as comunicações online, pode colocar centenas de milhares de servidores de e-mail em todo o mundo nas mãos de hackers.
Os servidores que executam o Heartbleed no OpenSSL em chaves de decodificação têm o armazenamento da memória revelado. Com estas chaves, os hackers podem interceptar informações sensíveis, como senhas e números de cartão de crédito.
O Heartbleed, que pode ter comprometido tais serviços de alto perfil como Tumblr, Yahoo, Flickr, Gmail e GoDaddy, expôs informações pessoais online, provocando violação de privacidade. Mas talvez o pior de tudo foi ele ter passado despercebido por mais de dois anos.
Felizmente, até agora, a maioria dos sites que estava vulnerável ao Heartbleed conseguiu corrigir a falha. Enquanto não tenha ficado claro quais sites foram expostos e quais não, muitas empresas de Internet têm recomendado atualizar suas senhas. De qualquer forma, é sempre uma boa ideia atualizar suas informações de login com bastante regularidade.
Aqui estão sete dicas para criar senhas mais fortes:
1) Não use informações pessoais. O seu nome, aniversário, cidade natal e outras informações que podem ser facilmente descobertas por uma rápida pesquisa de mídia social não devem ser usadas em suas senhas.
Isso significa que coisas como “JaneOhio ” e “JimMay12 ” nunca devem ser consideradas.
2) Adicione caracteres especiais, números e sinais de pontuação. As senhas mais populares são, até hoje, “123456 ” e “password”. Será mais difícil alguém adivinhar símbolos aleatórios como “blo_7ssom º 9”, por exemplo.
3) Inverta a senha. Por exemplo, se você decidiu que sua senha será “sNa_1L3”, inverta e adicione na senha. Agora você tem “sNa_1L33L1_aNs”, que é muito mais difícil para alguém adivinhar.
4) Não use as mesmas senhas para todas as suas contas. Simplesmete não é uma boa ideia. Imagine se um hacker descobrir sua senha? Agora ele teria acesso a todas as suas mídias sociais, contas de e-mail e qualquer operação bancária que você faça online.
5) Obtenha um gerenciador de senhas. Eles te ajudam a gerar senhas fortes e aleatórias e as armazena de modo que você não tenha que pensar nelas a cada login. É como uma senha “mestre” que permite acessar todas as outras.
6) Erre a escrita das palavras intencionalmente. Palavras comuns são mais fáceis de entender. Escreva um erro ortográfico de propósito. “UniCorn73 # _4” pode se tornar “OoniKorn73 # _4”. Seja criativo!
7) Use uma frase para criar sua senha. Escolha a frase favorita de uma música, um poema ou uma das citações de um filme. Então, pegue a primeira letra de cada palavra e junte-as. Você é o seu próprio gerador de palavra aleatória!
© 2014, IBTimes.