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Sinal de alerta para o futebol brasileiro

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Nova Iguaçu x Botafogo precisaria repetir 277 vezes para bater o público do clássico Real Madrid X Barcelona

Sem dúvida, o futebol brasileiro vive momento de grande turbulência. Campeonatos estaduais fracos e sem emoção, a polêmica do tapetão envolvendo o campeonato brasileiro de 2013, os altos custos dos estádios da Copa do Mundo FIFA 2014, entre outros absurdos, enfraquecem cada dia mais o nosso produto futebol.

Os problemas extra-campo do futebol brasileiro são cada vez mais evidente, mas dentro de campo é que a concorrência européia dá um show no Brasil. No último domingo, o telespectador brasileiro teve uma amostra da distância entre o futebol Brasileiro e o europeu.

Pela manhã, o clássico inglês entre Chelsea e Arsenal não teve concorrência aqui no Brasil, e então o brasileiro pode assistir tranquilamente o show do time de Mourinho no milésimo jogo de ArseneWenger a frente do Arsenal.

No período da tarde a história foi diferente, os últimos jogos da primeira fase do campeonato paulista e do campeonato carioca tiveram uma concorrência desleal, um simples duelo entre Real Madrid e Barcelona.

O paulistão apresentou o duelo entre Santos e Palmeiras, o time da baixada com cinco desfalques lutava para terminar a primeira fase na liderança, que até então pertencia ao alviverde. No campeonato carioca o embate era entre Vasco da Gama e Duque de Caxias, que pouco valia.

Do outro lado do atlântico e apenas uma hora mais tarde, um clássico que poderia tirar o clube catalão da disputa pelo campeonato nacional, deixando o caminho livre para o time de Madrid conquistar mais uma vez a liga das estrelas, ou então deixar os últimos 9 jogos com três clubes embolados pelo caneco.

Sorte dos clubes brasileiros que o clássico espanhol começou uma hora mais tarde e que nenhuma TV aberta transmitiu a partida. Real Madrid e Barcelona dividiram a atenção das principais mídias esportivas com os clubes brasileiros, na noite de domingo e na segunda-feira inteira. Outro dado estarrecedor, envolvendo o clássico espanhol e o futebol brasileiro, foi levantado pela ESPN Brasil e divulgado no programa Bate Bola de segunda-feira: A soma do público dos 12 clubes grandes do futebol brasileiro neste final de semana ficou abaixo do público do clássico espanhol. No Santiago Bernabeu 85.454 torcedores, no Brasil os grandes levaram apenas 73.525, sendo o jogo do Botafogo o pior publico de todos somando apenas 308 pagantes. Ou seja, o jogo do glorioso disputado em Nova Iguaçu era preciso ser repetido por mais 277 vezes para bater o público do jogo entre Real Madrid e Barcelona.

Os bons números dos espanhóis não param por aí. Dentro de campo o público do Santiago Bernabeu contou também com 7 gols, 3 pênaltis, 1 hat-trick, 1 expulsão, os 2 melhores jogadores do mundo e mais uma dezena de craques mundiais, além de uma grande pitada de polêmica. Todos ingredientes para satisfazer fanáticos por futebol.

A forte concorrência européia aproveita cada vez mais a fragilidade do esporte preferido dos brasileiros. A consultoria Stochos realizou no ano de 2010 e 2013 um levantamento sobre o numero de brasileiros admiradores dos clubes estrangeiros. O estudou provou que o numero de admiradores por clubes de fora crescem com grande rapidez. Nas ruas das cidades brasileiras esta situação é nítida, crianças e adolescentes são visto cada vez mais com roupas de clubes europeus, camisas de Barcelona, Real Madrid, Milan e Chelsea duelam com as camisas dos grandes clubes brasileiros.

Enquanto em 2010, 58,7 % dos entrevistados não tinham admiração por nenhum clube internacional, este número caiu para 45,9 % em 2013. O Barcelona viu seus admiradores saltarem de 13,3% no primeiro estudo para 24,9% no segundo estudo. Vale a pena ressaltar que este número pode aumentar consideravelmente, já que o craque brasileiro da atualidade Neymar foi contratado pelo Barcelona durante o ano de 2013. A lista dos clubes europeus mais admirados seguem com Real Madrid e Milan, com 11,8% e 3,7% respectivamente. Chelsea, Manchester United, Bayer de Munique e PSG são outros clubes europeus que aparecem com mais de 1% no estudo. Porém, o argentino Boca Juniors, surpreendeu e apareceu na lista em sétimo lugar, a frente de PSG por exemplo.

Não são só os atletas brasileiros que pedem Bom Senso, o futebol brasileiro como um todo pede Bom Senso. O sinal amarelo está ligado, precisamos mudar para não perder ainda mais espaço para clubes de fora do país. As receitas começam a ser divididas cada vez mais com os clubes estrangeiros, e isso não é nada bom, ainda mais para os clubes brasileiros afundados em dívidas. Caso nada mude, corremos o risco de em alguma tarde de domingo depararmos com um clássico europeu no lugar dos jogos de clubes brasileiros na TV aberta.

Por Allan Moran

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