
Foto: ONU//H. Arvidsson
A coordenadora especial da Missão Conjunta da Organização para a Proibição de Armas Químicas e das Nações Unidas (OPAQ-ONU), Sigrid Kaag, disse ao Conselho de Segurança nesta quinta-feira (04) que 96% do arsenal da Síria, incluindo os produtos químicos mais perigosos, foi destruído.
“Este é um processo de desarmamento de armas químicas único”, disse Kaag, afirmando que “a missão conjunta atingiu os seus objetivos”, mas que inspeções no país continuarão, a pedido do Conselho de Segurança.
A remoção do material começou no início de janeiro, em seguimento a um acordo intermediado pela Rússia e pelos Estados Unidos, através do qual a Síria renunciou a seu material de armas químicas ao assinar a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenamento e uso de Armas Químicas de 1992.
Fonte: Onu.org.br