Connect with us

Software que automatiza revisão de exames escolares

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A companhia russa ABBYY está trazendo ao Brasil o sistema ABBYY FlexiCapture for Education, que automatiza tanto a criação como a correção de testes e exames escolares.

Traduzido para o português, o FlexiCapture for Education roda em PCs com Windows e é facílimo de usar, reduzindo em um segundo o tempo de corrigir uma página de prova. A ABBYY disponibiliza uma versão gratuita para testes em http://www.abbyy.com.br/educacao.
A decisão da ABBYY em trazer o FlexiCapture for Education ao País teve como base um levantamento realizado pela companhia de tecnologias linguísticas que descobriu um cenário inquietante na seara educacional brasileira. Segundo o estudo, se somado, o tempo gasto por todos os professores brasileiros corrigindo provas chega anualmente a pelo menos 21,4 milhões de horas – ou 894 mil dias completos – para verificar um calhamaço de 322 milhões de testes e exames. Em termos “per capita”, cada professor brasileiro investe mais de 23 horas – ou 3,9 dias de seis horas de trabalho – por ano na tarefa de corrigir provas.

No método tradicional, manualmente, um professor gasta cerca de 4 minutos para corrigir uma prova mista com 15 questões abertas e do tipo múltipla escolha. Se ele aplicar 10 provas com 15 per guntas cada para uma típica turma de 35 estudantes, ao final do ano terá acumulado 5,2 mil questões para corrigir. São 23 horas de trabalho reduzidas para menos de uma hora com o uso do FlexiCapture – contando o tempo de escaneamento no caso de provas impressas; para exames aplicados via computador, o êscaner é desnecessário.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times