Connect with us

Softwares de segurança podem evitar até mil ataques por dia no Brasil

Published

on

Foto: Google

Foto: Google

Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) aponta que, todos os dias, cerca de mil tentativas de golpes online, roubo de dados e distribuição de códigos maliciosos são efetuadas na internet brasileira.

De acordo com a análise, a maior parte (64%) das tentativas de golpes partem de crackers brasileiros tentando atacar PCs no Brasil. Os outros 36% de incidentes registrados são efetuados por crackers localizados fora do país. O estudo demonstra ainda que o tipo mais comum de golpe é a instalação de códigos maliciosos para furtar dados de usuários, seguido por vírus que visam escravizar o PC da vítima para torná-lo, por exemplo, um distribuidor de spam ou uma máquina disponível para organizar ataques de negação de serviços.

Um cuidado essencial para evitar ser vítima de golpes online é manter o sistema operacional de seu PC atualizado e usar softwares de segurança capazes de bloquear o furto de dados e o acesso a sites falsos que requerem dados do usuário.

Para contribuir para a melhora do cenário de segurança online no Brasil, o Baidu, segundo maior serviço de buscas na web do mundo e fabricante de premiados softwares de segurança, realiza, até o final de setembro, uma campanha online por meio de posts em redes sociais, vídeos publicados no YouTube e jogos online para alertar os internautas sobre os cuidados de segurança mais importantes.

Como parte de seu esforço para construir uma internet mais segura, o Baidu distribui também uma suíte de segurança que reúne o premiado Baidu Antivírus, o software que identifica e remove códigos inúteis do PC além de restaurar a performance do sistema operacional, PC Faster, e uma nova versão focada em segurança do navegador Spark.

Advertisement

A mais recente versão do Spark possui, por exemplo, engine inteligente capaz de identificar falsos websites de e-commerce que solicitam dados financeiros dos usuários e mantém uma blacklist atualizada em tempo real de websites que hospedam códigos maliciosos, vírus e podem infectar o PC dos usuários.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times