-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

News & Trends

Crônica boa é no Rio

em Cássio Zanatta/News & Trends por

 Todo mundo conhece um carioca bairrista. Certo, eles já foram em maior número, hoje a coisa anda meio contida, talvez pelo tanto que a cidade anda judiando de sua gente. Quando eu era garoto, a coisa era feia. Não só para eles o Rio de Janeiro era o melhor lugar do mundo (e era quase verdade), como São Paulo era o que havia de ruim e sem graça (e isso não era não).

Para os cariocas da gema fechada numa casca dura de fanatismo, chopp bom era no Rio, vista bonita era no Rio, time bom, idem. Mulher bonita era a carioca, o resto, tudo canhão. Músico, escritor, artista, para ser grande tinha que acontecer por lá. Não adiantava vir com Bandeira, Drummond, Rosa, Graciliano, Jorge Amado, Caymmi, Elis, Adoniran, Lupicinio, Guiomar Novaes, Pelé, Rivelino, Tostão, Portinari, Tarsila, Anita, Carybé: se não fosse carioca ou naturalizado, não prestava.

Continue lendo

A menina comum

em Monocotidiano/News & Trends por

A ideia da Tia Luísa era boa. A brincadeira era simples: cada grupo de crianças deveria escolher uma palavra, ir até a frente da sala e pronunciar a palavra sem emitir som, apenas mexendo a boca.

Aos outros grupos cabia a tarefa de descobrir a palavra escolhida.

Diversão garantida, lá foram os meninos para um lado, as meninas para outro, e as escolhas começaram.

Verdadeiros dicionários mentais sendo revirados na busca da palavra mais dificilmente compreensível.

Continue lendo

Madrugada

em Cássio Zanatta/News & Trends por

Claro que o vizinho foi ao banheiro. Você pode estar dormindo em um loft em São Francisco, numa espelunca no Irajá, na suite real do Negresco em Nice ou na casa da madrinha Rosa em São José, que o vizinho irá ao banheiro.

Particularmente de madrugada, o vizinho sempre vai ao banheiro – uma, duas, três vezes. Como se, horas antes, tivesse encarado seis xícaras de chá de hortelã ou quinze rodadas de chopp, o que mexe um pouco com seu equilíbrio, já que no caminho o vizinho chuta cadeiras, que arrastam no assoalho, e ainda derruba vasos da dinastia Richter.

Continue lendo

Falta de serviços para atender venezuelanos em Roraima tem impacto ambiental

em Brasil/News & Trends/ONU por

Após viagem a Boa Vista, o oficial de assuntos humanitários da ONU Meio Ambiente, Daniel Stothart, alertou para as condições de vida precárias dos venezuelanos na capital. Muitos abrigos estão “superlotados, às vezes até quatro vezes mais do que sua capacidade segura”. “Eles não têm espaço ou banheiros suficientes nem estruturas de drenagem”, ressaltou o especialista em depoimento divulgado no início do mês (3).

Stothart conheceu uma venezuelana que disse se sentir “como um animal”. “Ela dormia numa tenda numa rotatória, com outras 900 pessoas. Não há serviços. O posto de gasolina mais perto cobra dois reais para usar o banheiro, um dinheiro que a maioria não pode gastar. Há uma pequena faixa de terra (na beira da estrada). Então, eles vão em duplas à noite”, conta o profissional do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

O oficial de assuntos humanitários diz ainda que encontrou 79 pessoas morando debaixo de um coreto num parque. “As 14 famílias naquele lugar estavam ali por volta de nove a 18 meses. Eles não sabiam o que fazer ou aonde ir. Parecia que estavam aguardando. E esperando por uma mudança na Venezuela para poderem retornar.”

Continue lendo

Brasil analisa mais de 86 mil solicitações de refúgio; 10,1 mil foram concedidas

em Brasil/News & Trends/ONU por

O Brasil tem 86 mil solicitações de refúgio em trâmite atualmente, sendo que 10,1 mil já foram reconhecidas, segundo dados de 2017 divulgados na quarta-feira (11) em Brasília (DF) pelo Ministério da Justiça, na terceira edição do relatório “Refúgio em Números”.

No total, 33,8 mil pessoas solicitaram refúgio no Brasil no ano passado. Os venezuelanos responderam por mais da metade, com 17,8 mil solicitações, seguidos por cubanos (2,3 mil), haitianos (2.3 mil) e angolanos (2 mil). Os estados com mais pedidos são Roraima (15,9 mil), São Paulo (9,5 mil) e Amazonas (2,8 mil), segundo a Polícia Federal.

De acordo com o secretário nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), Luiz Pontel de Souza, o governo trabalha com novas possibilidades para facilitar a regularização migratória dos venezuelanos.

Continue lendo

Assim, de repente

em Cássio Zanatta/News & Trends por

De uma hora pra outra, me vi emocionado numa queima de fogos. Disfarcei um choro sentido e sem sentido, particularmente quando explodia algo azul. Foi pouco depois de perceber que agora ficaria meio ridículo fazer tatuagem.

Comecei então a ter de fazer conta para lembrar a idade. A me atrapalhar para pagar uma conta pelo celular, como meus pais se atrapalhavam com o controle remoto da televisão. Cada vez mais inconformado com o sumiço dos coletes.

Continue lendo

OMS convoca líderes das Américas a acabar com tuberculose até 2030

em News & Trends/Saúde & Bem-estar por

Os avanços para reduzir os casos de tuberculose na região das Américas têm sido significativos. No entanto, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), é necessária a mobilização de líderes de todos os setores para pôr fim a essa doença até 2030.

No Dia Mundial contra a Tuberculose, celebrado a cada 24 de março, a OPAS/OMS convoca todos os setores da economia, níveis de governo, comunidades e sociedade civil a somar esforços e liderar ações para alcançar a meta de eliminação da doença.

Continue lendo

Tudo o que aconteceu

em Cássio Zanatta/News & Trends por

Então direi a vocês o que vou fazer. Vou me sentar neste banco de uma rua em São Paulo, às 16 horas e 11 minutos de uma quarta-feira, 7 de março de 2018, bloquinho em punho. Pela próxima meia hora, vou anotar tudo o que acontecer em volta. Sem inventar lhufas. Se não houver nada, se for de uma sem-gracice sem fim, a culpa não é minha, apenas vou registrar os fatos. Começando agora.

Continue lendo

Evento debate América Latina e Caribe, região com maior disponibilidade de água doce no mundo

em News & Trends por

Com um chamado a fazer do acesso à água e ao saneamento de qualidade um ponto central da agenda de desenvolvimento global, teve início em Brasília o Fórum Mundial da Água 2018. O Fórum reúne a cada três anos os principais especialistas em água e saneamento dos setores governamental, privado, sociedade civil e acadêmico.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) coordenou o trabalho do Processo Regional das Américas que representa a voz do continente durante o Fórum. Como resultado desse processo, a grande maioria dos atores-chave em água e saneamento tiveram voz e presença no Fórum.

Continue lendo

Chefe da ONU pede apoio de países a agência humanitária para refugiados palestinos

em News & Trends/ONU por

O chefe da ONU, António Guterres, pediu apoio da comunidade internacional para arcar com o rombo de 446 milhões de dólares no orçamento da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA).

Crise financeira começou com a decisão do Estados Unidos em janeiro de suspender suas contribuições para o organismo, que atende a 5 milhões de palestinos na Cisjordânia, Síria, Jordânia, Líbano e Gaza.

Continue lendo

1 2 3 663
Voltar p/ Capa