fbpx
Tuesday, July 7, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


A importância da revisão antes de pegar a estrada nessas férias

Com a época mais festiva do ano chegando, as pessoas já começam a planejar suas viagens. São milhares de destinos…

By Redação , in Brasil News & Trends , at 15/12/2015

Foto: Sim Pneus
Foto: Sim Pneus

Com a época mais festiva do ano chegando, as pessoas já começam a planejar suas viagens. São milhares de destinos diferentes, os modos de viajar também podem variar, alguns vão de avião, outros de navio, mas a maioria dos turistas de fim de ano utilizam o próprio veículo.

O fim de ano não é momento para preocupações, então além do planejamento do roteiro da viagem, a revisão do veículo é item fundamental para o turista que vai pegar a estrada e não quer dor de cabeça na hora e festejar.

A revisão dos itens de segurança do veículo, deve ser feita com alguns dias de antecedência, pois caso haja algum item a ser substituído ou que necessite reparos, o prazo não fica apertado e não há o perigo de perder o dia programado para a viagem.

Pensando nos itens mais importantes a serem revisados, conversamos com a Sim Pneus, rede de Centro Automotivo com diagnóstico preciso e serviços transparentes, que nos deu importantes dicas :

Seguro do veículo caso houver: Lembrar sempre que eventuais sinistros ocorridos nas estradas valem apenas se o condutor estiver identificado na apólice. Verificar a quilometragem de guincho de resgate, pois algumas seguradores limitam essa distância.

Pneus e Rodas: Os pneus são uns dos itens mais importantes de segurança, por isso necessitam passar por duas avaliações, sendo elas: identificar o estado do pneu, se estão carecas, com qualquer imperfeição ou perfuração. Conferir o estepe, caso esteja com bolhas deve ser substituído, mas se estiver em ótimo estado basta apenas deixá-lo calibrado para eventual uso. Devemos lembrar que a calibragem deve ser feita de acordo com cada fabricante, especificado no pneu. Com essas medidas o motorista evita acidentes causados por aquaplanagem, estouro e  derrapagem.

Já as rodas de ferro, deve-se prestar atenção em amassados, pois essas imperfeições podem facilitar a fuga de ar e consequentemente a redução da pressão do pneu, uma questão fácil de ser resolvida, apenas levando a um borracheiro. Porém as rodas de liga, caso seja observado algum tipo de trinca ou quebra, dependendo da gravidade deve ser substituída imediatamente para evitar danos maiores.

Triângulo, macaco e chave de roda: Importante além de conferir se os itens estão no carro, testá-los para ver se estão em perfeitas condições de uso.

Foto: Sim Pneus
Foto: Sim Pneus

Fluidos: Na estrada o motor trabalha com um pouco mais de esforço, então é imprescindível checar os níveis de fluidos do motor e seus filtros. Verificar possíveis vazamentos, conferir o liquido de arrefecimento, óleo do motor, embreagem, direção hidráulica, fluido de freio e nos veículos flex, o nível do combustível do reservatório de partida a frio.

Alinhamento e Balanceamento: A necessidade de balanceamento e alinhamento é fácil ser percebida, principalmente em altas velocidades, com o volante tremendo, o carro puxando para um dos lados e até mesmo os pneus sendo desgastados de forma desigual. Em apenas um local, podemos fazer toda a revisão e o reparo não costuma ser caro. Importante também observar algum barulho de “pneu cantando”, pois pode avisar sinal de desalinhamento.

Sistema elétrico: Antes de pegar a estrada é importante verificar se os piscas estão funcionando, os faróis não estão queimados e o as lâmpadas de freio estão perfeitas, evitando assim acidentes.

Barulhos na suspensão: Batidas secas, ruídos e rangidos podem indicar problemas na suspensão. A troca dos amortecedores e reparos na suspensão podem ser essenciais nesse caso.

Sistema de limpeza dos vidros: O nível do reservatório de limpeza, o estados das palhetas, os limpadores e desembaçadores devem ser verificados. Devido ao clima as borrachas podem ressecar com facilidade, dificultando o escoamento da água. Outra dica importante é fazer a limpeza dos vidros antes da viagem, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão, para carros que possuem ar condicionado, um pano e um liquido antiembaçante podem fazer uma grande diferença quando houver chuva no percurso.

Outros: Alguns itens costumam ser verificados com menor frequência, porém não deixam de ser importantes na hora de pegar a estrada, como por exemplo: sistema de injeção e ignição, pastilhas de freio, molas e amortecedores, coifas, juntas homocinéticas, rolamento das rodas e a correia dentada do motor. Caso algum dos itens esteja acusando comprometimento, deve-se trocar antes da viagem para evitar dor de cabeça durante o período de férias.

Fique atento aos itens de segurança do seu veículo. Para que sua viagem siga com tranquilidade a SIM PNEUS esta apta a fazer uma revisão no seu veículo, e pronta a atendê-lo da melhor maneira possível, com atendimento rápido. Desde 2002 trabalham para fazer a viagem dos seus clientes a melhor experiência possível, a empresa tem várias unidades espalhadas em pontos estratégicos como shoppings centers e hipermercados, proporcionando conforto, segurança, comodidade e horários diferenciados.

Acesse o site www.simpneus.com.br e veja tudo o que eles podem fazer pela segurança do seu carro e boas férias!

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *