fbpx
Tuesday, August 11, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


A Temporada de Cisnes Negros

A Temporada de Cisnes Negros Quando a realidade é mais estranha que a ficção. “The Black Swan: O Impacto do…

By admin , in Coluna , at 30/07/2014 Tags:,

Paulo

A Temporada de Cisnes Negros

Quando a realidade é mais estranha que a ficção.

“The Black Swan: O Impacto do Altamente Improvável” é um livro do ensaísta, estudioso e estatístico Nassim Nicholas Taleb. Foi lançado em 2007. O livro centra-se sobre o impacto extremo de certos tipos de eventos raros e imprevisíveis e tendência dos seres humanos para encontrar explicações simplistas para esses eventos retrospectivamente. Esta teoria se tornou conhecida como a teoria cisne negro. (fonte: traduzido de Wikipedia.com)

Alguns dias atrás um grande amigo e especialista em Storytelling chamado Fernando Palácios comentou que o mundo anda muito estranho ultimamente, “mais estranho que a ficção”. Respondi a ele que eu havia escrito sobre o fenômeno que chamei a “Temporada de Cisnes Negros” há mais de um ano. Inclusive, já havia assinalado que a “temporada” estava apenas começando, e que iríamos testemunhar um dos períodos mais “estranhos” da história recente. Daí para resolver expandir isso num artigo, naturalmente foi um pequeno pulo. Segure-se na cadeira, porque vamos saltar de um tópico para o outro muito rapidamente. Não vou explicar nem detalhar nada. Explicar, na maioria dos casos, sequer é possível por enquanto. Detalhar, na extensão de um único artigo, não é factível. Depois de ler, vá até um mecanismo de pesquisa online e tire suas próprias conclusões. A única coisa que vou afirmar claramente é: cada um dos fatos abaixo é absolutamente real; não há uma só linha de ficção envolvida.
1. Em fevereiro de 2013, o Papa renunciou. Embora o mundo inteiro tenha sido pego de surpresa, 7 dias antes o jornalista canadense radicado no Japão Benjamin Fullford havia dito que tal renúncia aconteceria.
2. Em abril de 2013 foi realizada uma audiência pública oficial do congresso americano no clube de imprensa de Washington com o objetivo de trazer ao público informações sobre UFOs que são guardadas a sete chaves pelo governo americano. Nesta audiência, havia cientistas, políticos, militares e jornalistas aos montes. Um dos convidados para falar foi Paul Hellyer, ex-ministro da defesa do Canadá. Hellyer foi ministro da defesa do Canadá por 23 anos, servindo a 3 diferentes governos. Recebeu da Rainha Elisabeth II uma das mais altas condecorações da comunidade britânica. Este senhor, com este nível de credenciais, disse em alto e bom som na audiência oficial frases como “os UFOs são tão reais quanto os aviões sobre as nossas cabeças”; e “há espécies não-terrestres colaborando com o governo americano.”
3. Em junho de 2013 Glenn Greenwald anunciou as primeiras revelações sobre a NSA com base nos documentos fornecidos por Edward Snowden. Espionagem contra chefes de estado, trabalhos sistemático de desinformação para corromper a imagem de pessoas; favorecimento das empresas americanas em concorrências internacionais.
4. Também em junho de 2013, milhões tomaram as ruas em diversas cidades brasileiras, o que praticamente nenhum brasileiro apostaria que poderia acontecer alguns dias antes.
5. Em Setembro de 2013, o Fantástico, baseado em documentos fornecidos por Snowden a Greenwald, revelou que a NSA vem espionando a Petrobrás com fins de beneficiar os americanos nas transações com o Brasil.
6. Ainda em 2013, Greenwald revelou que além de grandes empresas como a Petrobrás, a presidente do Brasil foi espionada pelo governo americano, assim como a chanceler alemã Ângela Merkel, entre muitos outros chefes de estado.
7. Logo nos primeiros dias de 2014, Karl Slym, então CEO da fabricante indiana de automóveis Tata Motors, caiu da janela do 22O andar do hotel onde estava hospedado em Hong Kong. A investigação preliminar da polícia local, reportada pelo Financial Express no dia 28 de janeiro, apontava para uma situação no mínimo bizarra: Karl Slym teria se suicidado; pulando de uma janela pela qual ele precisaria ter feito muito esforço para passar. A tese estaria embasada no fato de haver um bilhete de suicídio; cujo teor não foi divulgado. A polícia afirma que a esposa de Slym estaria dormindo quando os funcionários do hotel chegaram ao quarto. Curiosamente, o especialista em grafologia da polícia revelou, no dia seguinte que o bilhete de suicídio teria sido escrito pela própria esposa de Slym. Nenhuma notícia foi divulgada sobre o caso, desde então.
8. 20 banqueiros, corretores ou especialistas de alto nível, a maioria deles ligado ao JP Morgan ou ao Deutsche Bank foram também “suicidados” desde janeiro, em vários países; em circunstâncias absolutamente estranhas. Um dos suicídios teria sido cometido com uma máquina automática de pregos na própria garagem de casa, com oito perfurações.
9. Em março, um estudo científico patrocinado pela NASA afirma que o atual modelo de civilização é “inviável” e “destinado irreversivelmente ao colapso”.
O ano de 2014 mal passou da metade, e continuou produzindo Cisnes Negros:
10. O Vôo MH370 saiu da Malásia em direção à China, sumiu e meses depois não se tem nenhuma pista.
11. A Rússia invadiu e anexou um território vizinho em pleno século XXI.
12. As manchas solares desapareceram. Os cientistas não tem nenhuma explicação para o fato, assim como não sabem explicar porque houve uma diminuição na atividade solar, quando o esperado seria um ciclo de alta atividade.
13. 3 enormes buracos inexplicáveis apareceram em território Russo, e os cientistas não conseguem entender como surgiram, inclusive porque estudos preliminares indicam que surgiram “de dentro para fora”, ou seja, a partir do “fundo” da Terra.
14. A NASA anunciou oficialmente que em julho que prepara-se para realizar contato com vida extraterrestre inteligente em “menos de 20 anos”.

Muita gente gostaria também de adicionar a derrota do Brasil por 7×1 para a Alemanha a esta lista, mas eu realmente não poderia dizer o que possa ser estatisticamente “altamente improvável” quando tratamos de um esporte conhecido como “caixinha de surpresas”. Diria que o fato de termos perdido numa só semana Rubem Alves, João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna seria talvez ainda mais “improvável”. Só digo que com todos os cisnes negros da temporada e uma eleição majoritária em outubro no Brasil, podemos esperar muitas surpresas mais.

__________________________________________________________________________________________________________
Paulo Ferreira é Diretor de Comunicação da ONG internacional New Earth Nation; Conselheiro e Representante do Nikola Tesla Institute em SP e autor do livro O Mensageiro – O Despertar para um Novo Mundo. © 2014.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *