fbpx
Friday, September 25, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Água de chuva: seca estimula “canteiro de obras” mais sustentáveis

Para driblar a falta de água potável e aproveitar a farta água que cai com as chuvas, empresas viram na…

By Redação , in São Paulo The São Paulo Times , at 14/05/2015

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

Para driblar a falta de água potável e aproveitar a farta água que cai com as chuvas, empresas viram na crise hídrica um momento ideal para inovar com sustentabilidade. É o caso da D2F Engenharia, responsável por obras de empresas, tais como Bacio di Latte e Starbucks; e residenciais de alto padrão. A empreiteira tem investido R$ 10 mil para desenvolver uma estação de reuso de água em cada novo canteiro de obras em que é possível fazer a captação de águas pluviais.

Durante a obra, a água armazenada é utilizada para fazer concreto e massa, limpeza do local e para descarga dos banheiros. “Nossa expectativa é de economizar cerca de 2.000 m³ (aproximadamente 200 m³ por obra) no ano de 2015”, explica o engenheiro Daniel Fazenda Freire, diretor da empreiteira e idealizador do projeto.

A empresa possui, também, projetos que incluem a captação de água de chuva para reuso em torneiras, de uso não potável. “A água proveniente de chuveiros e pias serão reaproveitadas na irrigação de jardins, o que gera economia de até 60%”, afirma o profissional da D2F Engenharia.

Freire conta ainda que a captação de água da chuva nos canteiros de obras é definitiva. “O reuso de água nos canteiros é uma solução que adotamos como padrão para nossas obras, independente da resolução dos problemas de abastecimento no Estado”.

Ainda, de acordo com o engenheiro, a D2F se diferencia por se adaptar ao perfil de cada cliente. “Buscamos otimizar espaços, oferecendo exatamente o ambiente ambicionado por cada cliente em potencial que nos procura. Dessa forma, conseguimos atender às mais diferenciadas demandas possíveis, projetando desde ambientes corporativos, até os locais ideais para os dias de férias e descanso”, finaliza.

 

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *