Água engarrafada vira o maior concorrente da Coca-Cola nos EUA

em Negócios por

A Coca-Cola é uma das marcas mais poderosas do mundo. Mas, recentemente, o ícone americano dos refrigerantes tropeçou diante de um concorrente – não, não é a Pepsi,  mas sim, a Poland Spring.

Sem um jingle cativante ou um urso polar animado ao seu lado, a humilde marca de água engarrafada superou a Coca-Cola por uma grande margem no maior mercado do país – o oitavo maior em qualquer lugar.

Na área metropolitana de Nova York, uma região com mais de 20 milhões de pessoas, as vendas de todas as variedades de Coca-Cola no ano passado foram de 374 milhões de dólares contra 507 milhões de dólares para a concorrente marca de água engarrafada Poland Spring.

A empresa Poland Spring diz que, parte da explicação do sucesso está na execução. De acordo com Tim Brown, presidente e executivo-chefe da Nestlé Waters North America, que detém a marca Poland Spring: “O caminhão da Coca-Cola distribui uma vez por semana, já o nosso produto é entregue todos os dias. Nós temos um sistema de distribuição flexível. a água Poland Spring está disponível em quase todos os lugares”.

A água engarrafada agora supera o refrigerante em supermercados em outras 15 grandes cidades dos EUA, segundo a Nielsen Company. Isso inclui Boston, Dallas, Phoenix, Houston e Las Vegas.

No geral, os Estados Unidos consumiram no ano passado mais refrigerantes por pessoa (47 litros) do que a água engarrafada (30,8 litros). Mas a diferença parece estar diminuindo “Em dois ou três anos, os americanos vão beber mais água engarrafada do que refrigerantes”, prevê Brown. “Os europeus já fazem isso, e o mundo está começando a seguir a mesma tendência. Não tenho dúvidas de que a água vai ser o número um mundial de bebidas”, conclui.

Pelo jeito, os ursos polares animados por computadores estão correndo risco de entrar em extinção.

© 2014, Newsweek

loading...

Comentários no Facebook