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Alimentação tem papel fundamental na prevenção do câncer; Atividade física também é essencial

Coordenador do HCor alerta para a conscientização e prevenção do câncer a partir de mudanças nos hábitos alimentares Quando o…

By Redação , in Saúde & Bem-estar , at 02/02/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Coordenador do HCor alerta para a conscientização e prevenção do câncer a partir de mudanças nos hábitos alimentares

Quando o assunto é câncer, doença que deverá registrar aproximadamente 600 mil novos casos neste ano, sendo 295.200 em homens e 300.800 em mulheres, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente quando se considera que cerca de 85% dos cânceres são considerados potencialmente evitáveis.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta sexta-feira (4), o oncologista e coordenador do HCor Onco, Auro Del Giglio, ressalta que determinados fatores da dieta, como ingestão de alimentos processados e gordurosos, obesidade, sedentarismo, tabagismo e uso abusivo de álcool são responsáveis por aproximadamente 30% dos cânceres em países desenvolvidos. “Estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) evidenciam que uma dieta balanceada, desde a infância, à base de frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo, pode prevenir metade das mortes por doenças cardiovasculares e 1/3 das causas por câncer”.

American Institute for Cancer Research, um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, recomenda que 2/3 do prato sejam preenchidos com alimentos considerados “anticâncer” ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas, pois oferecem diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo.

De acordo com o oncologista do HCor, o ponto-chave de uma dieta “anticâncer” é a sinergia de compostos que trabalham em conjunto no organismo para oferecer proteção para as células saudáveis contra o desenvolvimento do câncer. Há uma extensa lista de alimentos considerados “anticâncer”. Veja a seguir:

·       Frutas e vegetais – maçã, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção para os cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;
·       Fibras – arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso;
·       Legumes e grãos – tomate, feijões, ervilhas e lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.

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