fbpx
Wednesday, September 23, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Anticoncepcional X depressão, psiquiatra explica a relação

Segundo um estudo publicado em um dos periódicos da Associação Médica Americana, o JAMA Psychiatry, alguns métodos anticoncepcionais hormonais podem…

By Redação , in Brasil News & Trends Saúde & Bem-estar , at 25/07/2018 Tags:

Segundo um estudo publicado em um dos periódicos da Associação Médica Americana, o JAMA Psychiatry, alguns métodos anticoncepcionais hormonais podem ser responsáveis por desencader a depressão.

Dr. Diego Tavares, médico psiquiatra e pesquisador do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA) do Hospital das Clínicas da USP, destaca a relação entre alteração do humor e oscilação dos níveis hormonais femininos.

“Até o momento o que o meio científico sabe é que o uso das pílulas anticoncepcionais reduzem as oscilações hormonais na mulher e, por consequência, previnem sintomas depressivos e ansiosos, quer sejam eles associados ao ciclo menstrual (TPM) ou não. O uso de pílulas reguladoras do ciclo hormonal auxilia a maior parte das mulheres com oscilações de humor e garante a elas uma vida muito saudável e livre de ansiedade e perda de funcionalidade por depressão”, explica.

O médico conta que a mulher é biologicamente vulnerável para ter depressão em todas as fases da sua vida: quando começa a menstruar, quando engravida, no pós-parto; todo mês após a menstruação e por fim, ao entrar na menopausa. “Portanto, além de todos os benefícios óbvios ginecológicos da pílula, ela ainda é um instrumento de grande valia para a psiquiatria na busca por oferecer uma qualidade de vida emocional às mulheres”, finaliza o médico.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *