fbpx
Tuesday, October 27, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Apple supera Google e conquista o primeiro lugar do ranking BrandZ™

A décima edição do aguardado ranking BrandZ™ Top 100 marcas globais mais valiosas, apresentado pela WPP e pelaMillward Brown, relevou que a…

By Redação , in Tecnologia e Ciência , at 29/05/2015

Foto: apple.com
Foto: apple.com

A décima edição do aguardado ranking BrandZ™ Top 100 marcas globais mais valiosas, apresentado pela WPP e pelaMillward Brown, relevou que a Apple reconquistou o título de marca mais valiosa do mundo 2015 e superou o Google, que obteve a primeira posição no ano passado.

Com um aumento de 67% em apenas um ano, o valor de marca da Apple atingiu US$ 247 bilhões, enquanto o Google,  que foi para a segunda colocação, cresceu 9% e chegou a US$ 173,7 bilhões. Já a marca Microsoft – que foi a primeira colocada em 2006 –, hoje se encontra na terceira posição com um valor de US$ 115,5 bilhões, o que representa um crescimento de 28% no período.

O sucesso do iPhone 6 foi o que levou a Apple a esse crescimento extraordinário, ao mesmo tempo em que o novo AppleWatch se provou altamente popular. “A Apple continua liderando a sua categoria, ao inovar e gerar benefícios reais aos consumidores; conectando de maneira consistente suas necessidades emocionais e racionais para fazer a vida dos usuários mais fácil, de forma divertida e relevante. A Apple tem uma promessa de marca muito clara e é através dela que reforça a sua mensagem e sustenta os diferenciais que a fazem ser tão desejável”, afirma Doreen Wang, Diretora Global da Millward Brown BrandZ ™.

O valor total das Top 100 marcas obteve um crescimento de 126% desde a primeira edição do ranking, há 10 anos, e hoje soma US$ 3,3 trilhões, número 14% superior ao total registrado em 2014.

BrandZ™ Top 20 das marcas globais mais valiosas em 2015: 

Ranking 2015

Marca

Categoria

Valor da Marca 2015 (Milhões)

Variação no valor da marca

Ranking 2014

1

Apple

Tecnologia

246.992

+67%

2

2

Google

Tecnologia

173.652

+9%

1

3

Microsoft

Tecnologia

115.500

+28%

4

4

IBM

Tecnologia

93.987

-13%

3

5

Visa

Meios de pagamento

91.962

+16%

7

6

AT&T

Provedor de Telecom

89.492

+15%

8

7

Verizon

Provedor de Telecom

86.009

+36%

11

8

Coca-Cola*

Refrigerantes

83.841

+4%

6

9

McDonald’s

Fast food

81.162

-5%

5

10

Marlboro

Tabaco

80.352

+19%

9

11

Tencent

Tecnologia

76,572

+43%

3

12

Facebook

Tecnologia

71,121

+99%

9

13

Grupo Alibaba

Varejo

66,375

Novo entrante

14

Amazon

Varejo

62,292

-3%

-4

15

China Mobile

Provedor de Telecom

59,895

+20%

0

16

Wells Fargo

Banco regional

59,310

+9%

-3

17

GE

Conglomerado

59,272

+5%

-5

18

UPS

Logística

51,798

+9%

-2

19

Disney

Entretenimento

42,962

+24%

4

20

Mastercard

Pagamentos

40,188

+2%

-2

* O valor de marca da Coca-Cola inclui as variações Light, Diet e Zero.

Quanto às principais conclusões do estudo BrandZ Top 100 2015™, encontramos:

  • Tecnologia é a categoria de crescimento mais rápido, tendo avançado 24% no último ano. As marcas do setor no Top 100 valem mais de US$ 1 trilhão, praticamente um terço do valor de todo o ranking.
  • Facebook é a marca mais rápida em crescimento, com 99% de aumento em apenas um ano, alcançado por meio de sua estratégia bem sucedida de adquirir outros aplicativos (apps) sociais como Instagram e WhatsApp, e a habilidade de saber capitalizar muito bem suas plataformas.
  • O valor das marcas de comércio eletrônico ultrapassa  as marcas de varejo, o que é claramente demonstrado com a entrada da Alibaba pela primeira vez no ranking direto para a 13ª posição, ultrapassando ambos Amazon e Walmart – o líder do e-commerce chinês Alibaba ingressa no ranking, com um valor de US$ 66,4 bilhões. É interessante notar que as marcas mais valiosas do varejo, Alibaba e Amazon, que tem presença exclusiva online, são agora mais valiosas do que o Walmart, que tem mais de 11 mil lojas físicas em todo o mundo.
  • Marcas mais fortes entregam maior retorno para os acionistas. Nos últimos 10 anos, a mensuração das marcas mais fortes do BrandZ ™ Top 100 como um “portfólio de ações”, demonstra que o valor das ações das empresas do ranking tem aumentado três vezes mais do que o índice MSCI World Index e quase dois terços a mais que o S&P500.
  • As marcas europeias estagnaram, enquanto chinesas despontam e americanas reaparecem. O número de marcas chinesas no ranking continua crescendo, nessa edição são 14 representantes entre as Top100, em comparação com apenas uma marca na primeira edição, o que representa um aumento de 1004% em valor. Já as marcas americanas cresceram 137% nos últimos 10 anos (15% a mais que o ano passado), enquanto a Europa registrou apenas 31% de crescimento (e uma queda de -9,3% no último ano). Somente 24 marcas europeias estão no ranking hoje, sendo que eram 35 na primeira edição.  Isso representa uma mudança de Ocidente para Oriente, já que a maioria das marcas que saíram dos Top100 são europeias e foram substituídas principalmente por marcas chinesas.

“Esta é a décima edição do ranking, por isso decidimos analisá-lo e revelar as descobertas e aprendizados que podem fazer a diferença no futuro das marcas. A consistência que observamos em todo esse tempo é que as marcas que entendem o consumidor e que conseguem criar uma proximidade, oferecendo algo relevante e de forma diferenciada, são aquelas que realmente crescem. Para as marcas da América Latina, que mais uma vez não foram mencionadas no ranking 2015, o grande desafio fica bem claro: Expandirem sua atuação além da região e se tornarem efetivamente marcas globais”, afirma Gonzalo Fuentes, CEO da Millward Brown na América Latina.

“Alcançar um lugar no ranking ou manter-se nele não é uma questão simples. Nesses 10 anos, observamos como as marcas que tem conseguido permanecer entre as Top 100 são aquelas que foram consistentes com o seu propósito de marca ao longo do tempo e centraram-se no consumidor como o seu motor de origem”, completa Valkiria Garre, CEO da Millward Brown no Brasil.

Desenvolvido pela Millward Brown, a consultoria de marca e de marketing da WPP, o estudo BrandZ ™ Top 100 marcas globais mais valiosas é o único ranking de marcas que combina métricas de equity, baseadas em entrevistas com consumidores, e uma análise rigorosa dos indicadores financeiros de cada uma das companhias avaliadas. A apresentação-streaming de vídeo dos resultados do estudo em Português está disponível em:http://creactive.tv/brandz100/

O relatório BrandZ Top 100 e o ranking completo, além do conteúdo para as principais regiões no mundo e os 14 diferentes setores estão disponíveis online aqui. Um novo aplicativo interativo está disponível de maneira gratuita para iOS e Android no site www.brandz.com/mobile, bem como para download na Apple Store e no Google Play.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *