Cães se alinham ao campo magnético da Terra

em Educação e Comportamento/Geral por

Você provavelmente conhece a extraordinária capacidade que os cães têm em farejar qualquer coisa, até drogas escondidas. Isso acontece por que seu nariz é alimentado por mais de 200 milhões de receptores de cheiro. Mas, recentemente cientistas da Universidade de Ciências da Vida em Praga descobriram outra capacidade de detecção dos cães: eles são sensíveis ao magnetismo da Terra.

Os pesquisadores identificaram que os cães alinham espontaneamente o eixo do seu corpo ao campo magnético da Terra quando se agacham para fazer cocô.

No entanto, eles não sabem por que esse hábito é útil para eles ou o que significa. Em um trabalho de pesquisa publicado na revista Frontiers in Zoology, os cientistas afirmam “cães preferem fazer suas necessidades fisiológicas com o corpo alinhado ao longo do eixo norte-sul. “No entanto, quando o campo magnético e as condições ficam instáveis​​, o seu comportamento direcional muda. Se, por exemplo, houver uma explosão solar e o campo magnético da Terra torna-se instável, os cães ficariam confusos – ou, pelo menos, iriam começar a fazer cocô em direções aleatórias.

Em busca de entender por que os cães se alinham ao campo magnético da Terra, os cientistas fizeram 1.893 observações em 70 cães de 37 raças durante a defecação e mediu a direção do eixo do seu corpo. Eles também fizeram 5.582 observações enquanto os cães urinavam . O estudos duraram aproximadamente  dois anos e os dados foram classificados de acordo com as condições geomagnéticas durante o período de amostragem.

Usando esses dados, os cientistas foram capazes de provar a sensibilidade magnética dos cães. Além disso, eles podem demonstrar inequivocamente uma reação de comportamento mensurável e previsível mediante flutuações naturais do campo magnético em mamíferos. Eles estudam também a possibilidade dos cães serem muito sensíveis a pequenas alterações na polaridade ao invés de intensidade do campo magnético. Em outras palavras, o estudo mostra que a polaridade é biologicamente significativa. Segundo os pesquisadores, o estudo é importante porque poderia abrir novos horizontes nas pesquisa de recepção magnética.

©2014, iScience Times. All rights reserved

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*