fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Combate do colesterol ‘ruim’ é essencial para bom funcionamento do coração

em News & Trends/Saúde & Bem-estar por
Com o intuito de alertar a população para a importância da adoção de um estilo de vida saudável e, em especial, da mudança dos hábitos alimentares e controle do teor de gorduras, o Ministério da Saúde instituiu o “Dia Nacional do Combate ao Colesterol”, celebrado no dia 8 de agosto.
Anualmente, as doenças do coração ceifam a vida de milhões de pessoas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são as principais causas de morte no Brasil. Em 2015, o País registrou mais de 346 mil falecimentos decorrentes de problemas cardíacos.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o sedentarismo é rotineiro em cerca de 46% da população acima de 18 anos. Aproximadamente 50% dos habitantes encontram-se com sobrepeso, situação que predispõe à elevação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, aumentando os riscos de diabetes e hipertensão.

Embora o colesterol seja uma substância fundamental para o organismo, pois atua na formação das membranas celulares, vitamina D, hormônios e ácidos biliares, a ingestão excessiva de gorduras pode causar doenças cardiovasculares.
De acordo com o cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Ibraim Masciarelli Pinto, “para manter os níveis de colesterol em um padrão que não prejudique a saúde, é recomendado a mudança dos hábitos, incluindo a prática diária de atividades físicas, a não ingestão de alimentos ricos em gorduras e industrializados, além de aumentar a quantidade de vegetais na dieta”.
O cardiologista, explica, ainda, que água e os alimentos que contêm fibras, como aveia, grãos, vegetais e hortaliças também auxiliam no controle dos níveis de colesterol. Sendo que, o ideal em relação a água, é que a pessoa tome o equivalente de dois a três litros por dia.
A diretora do Departamento de Nutrição da Socesp, Cibele Gonsalves, afirma que, de um modo geral, pessoas com colesterol elevado devem ser estimuladas a prática de uma alimentação equilibrada, evitando ou reduzindo o consumo de gorduras saturadas, encontradas principalmente em alimentos de origem animal, controlar o consumo de gorduras trans, presentes em diversos produtos industrializados. Ela ressalta que reduzir o consumo de carboidratos refinados (açúcar e massas) é essencial, pois esses alimentos contribuem indiretamente na formação de partículas que transportam o colesterol na formação de placas (lesões ateroscleróticas).
“Essas mudanças contribuem para uma vida melhor e mais saudável. O ideal é que as pessoas sejam estimuladas a consumir alimentos integrais (arroz, pães e massas integrais), além do consumo preferencialmente de azeite de oliva, peixes, como sardinha e salmão que são ricos em ômega-3, substituindo a ingestão dos alimentos ricos em gorduras saturadas que prejudicam a saúde do coração”.
Ibraim, ainda, destaca, que realizar exames para saber a dosagem dos níveis de colesterol e triglicerídes, conhecer os valores do colesterol, como HDL (conhecido como o colesterol “bom”) e LDL (o colesterol “ruim”) auxilia as pessoas a identificarem alterações metabólicas e a combater as doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, dentre outras.
Ao falar da data e da importância da prevenção, os especialistas salientam que o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, é fundamental, uma vez que alerta a população a identificar se a concentração de colesterol está dentro da faixa de normalidade. Também reforça aos profissionais de saúde a necessidade de incluírem nas rotinas clínicas, orientações e exames identifiquem os níveis de colesterol, principalmente quando a avaliação do paciente sugerir um risco individual ou familiar.
loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de News & Trends

Voltar p/ Capa