fbpx
Tuesday, July 14, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Consórcio ou financiamento: saiba qual a melhor opção para comprar seu carro

Confira a análise feita pelo MoneyGuru – primeiro facilitador para a aquisição de serviços na internet – e descubra  o melhor caminho…

By Redação , in The São Paulo Times , at 06/07/2014 Tags:,

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Confira a análise feita pelo MoneyGuru – primeiro facilitador para a aquisição de serviços na internet – e descubra  o melhor caminho para adquirir um carro.

Se você tem planos de comprar um carro, mas não pode pagar o veículo à vista, é bom avaliar bem as melhores opções de pagamento antes de realizar seu sonho. Afinal, além da prestação do veículo, irá comprometer parte do orçamento com novas despesas como combustível seguro e IPVA. O MoneyGuru, primeiro facilitador para a aquisição de serviços na internet, fez um comparativo das vantagens e desvantagens do consórcio e do financiamento de veículos. Veja qual deles se adapta melhor ao seu perfil.

Com o financiamento, você entra na concessionária, fecha o contrato e já sai dirigindo seu carro novo. Mas a agilidade tem um preço, que pode ser bem salgado. A taxa média de financiamento tem sido afetada pelo avanço da Selic e subiu de 1,65% em dezembro de 2013 para 1,78% em abril de 2014, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). Nesse cenário, especialistas indicam o financiamento apenas para quem realmente precisa do automóvel no ato. Se você pode esperar, o consórcio pode ser uma alternativa mais vantajosa. Apesar de não cobrar juros, essa modalidade tem uma taxa de administração de 0,77% ao mês, em média. O valor total é bem menor: em uma simulação, enquanto o financiamento chega a ser 80% mais caro do que o valor à vista, o consórcio fica só 20% mais caro.

O custo financeiro do consórcio é menor, mas a desvantagem é que a pessoa pode ter de esperar até o fim do período para comprar o bem. Para receber a carta de crédito no valor do veículo, o consorciado deve ser sorteado ou ganhar por meio de lance mais alto que os outros participantes, de acordo com as regras da administradora.

Se optar pelo financiamento, fique atento às taxas de juros cobradas pelos bancos. Pesquise para conseguir uma taxa melhor. Uma boa fonte é o site do Banco Central, que mostra as taxas praticadas por cada instituição financeira. Para quem decide pelo consórcio, é importante se certificar de que a administradora é autorizada pelo Banco Central e ler com atenção o contrato.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *