Consultora dá 10 dicas, do impacto para uma boa liderança, passo a passo

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Isto acontece, pois a maioria aprende através de outras, com seus exemplos e práticas. Nas empresas, esse papel de guiar e orientar é do líder que tem a capacidade de, garantir através da ação, que a equipe, sob seu comando, atinja os melhores resultados. 

Para exercer a liderança é preciso definir que tipo de líder você deseja ser. Esta capacidade é também importante para impulsionar o crescimento de outros profissionais da equipe 

Como ser um bom líder 

Os líderes são especialistas em tomar decisões. A liderança moderna não é mais autoritária, centralizadora. Já foi comprovado, em pesquisas, que este tipo de liderança diminui a produtividade. Ser um bom líder hoje é ter foco na equipe, incluir seus liderados nas decisões, estratégias e na construção de soluções e resultados. 

Relaciono abaixo as 10 principais dicas para uma boa liderança! 

1) Atualize-se! Estudar e aprimorar conhecimentos deve ser uma constante na vida de um líder! 

2) Conheça sua equipe! A importância desta ação é identificar qual a melhor posição de um profissional dentro da equipe, assim como suas principais habilidades e dificuldades. 

3) Admita os próprios erros! Todos cometem erros e é normal. O verdadeiro líder assume seus próprios erros e é solidário aos erros dos profissionais da equipe. 

4) Seja exemplo! O bom líder inspira seus liderados com exemplos. Nunca compartilhe a ideia do velho ditado “faça o que eu digo e não faça o que faço”. 

5) Atue com equilíbrio! O líder deve saber manter a equipe em equilíbrio mesmo diante de um ambiente de pressão. Isso se chama “blindar” a equipe, pois se você age com estresse, sua equipe também irá se estressar, a motivação diminuirá e consequentemente a produtividade. 

6) Saiba estipular metas! A equipe deve conhecer as metas a serem atingidas para que seja estabelecido um foco e alvos a serem atingidos. Só assim serão entregues soluções eficientes e de qualidade. 

7) Não faça críticas públicas! O bom líder deve chamar a atenção de um liderado quando necessário, sempre em particular. Estabeleça rotinas de feedbacks, para corrigir erros e elogiar acertos de seus liderados e para que eles conheçam o que devem continuar fazendo e o que é importante ser revisto. 

8) Tome decisões na hora certa! Um bom líder deve saber se posicionar frente a questões mesmo que elas sejam complexas para não passar uma sensação de insegurança e indecisão para seus liderados. Sempre com firmeza aliada à empatia. Uma demissão é uma decisão difícil de ser tomada e deve acontecer apenas quando todos meios foram utilizados (conversas, feedbacks, capacitação etc). 

9) Peça um feedback seu! É muito importante conhecer as expectativas e feedbacks da equipe sobre o seu trabalho. Afinal, o feedback também é importante para que o líder melhore sua forma de liderar! 

10) Treine a equipe e identifique talentos! Este é um dos itens mais importantes de uma liderança, porque quando você identifica talentos, ou ainda, treina profissionais para tornarem-se talento, você é capaz de formar equipes fortes que trazem resultados de alta qualidade! Além disso, profissionais que recebem treinamentos, evoluem e aumentam a motivação! 

CONCLUSÃO: Pare um momento para refletir sobre qual o ponto que você precisa se capacitar para se tornar um líder melhor e que sabe alinhar as estratégias da equipe com a da empresa! Aproveite para planejar suas próximas ações para evoluir na carreira de liderança. 

Tome decisões na hora certa! 

Marcia Sasdelli, da SC/Sasdelli Consultoria é especialista em Desenvolvimento de Carreira e Liderança 

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