fbpx
Monday, August 3, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Crise gera desemprego e conflitos em família

A recente desaceleração econômica observada no Brasil fez crescer o tão temido desemprego. É uma situação que, em muitos casos,…

By Redação , in Brasil The São Paulo Times , at 27/07/2015

Banner01A recente desaceleração econômica observada no Brasil fez crescer o tão temido desemprego. É uma situação que, em muitos casos, traz desespero e medo não só ao membro que perdeu o trabalho, mas também, aos demais – já que as contas e as necessidades materiais não cessam.
É a situação ideal para o surgimento de conflitos. O desempregado, mais nervoso e preocupado, pode dar menos atenção à família. Os demais se ressentem não só desta mudança de comportamento, mas também, de alterações no estilo de vida – menos lazer, compras, abandono de algumas atividades prazerosas para economizar, etc. “É a hora da família se unir, se apoiar e compreender o desempregado e a nova situação para não fragilizar os relacionamentos daquele núcleo”, recomenda Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e aromaterapeuta. “Não é hora de cobranças, mas sim, de motivar o desempregado a buscar uma nova recolocação, valorizando todas as suas atitudes neste sentido”.
E até as crianças precisam participar do processo. “É um assunto que também deve ser tratado com responsabilidade delas. Situá-las a respeito da situação familiar é algo positivo – porém, é importante não fazer um ‘terror’ na cabecinha dos pequenos. Caso o ambiente esteja tenso, eles perceberão e isso pode gerar ainda mais conflitos desnecessários, já que os filhos podem achar que os pais estão tristes ou bravos com eles, o que não é o caso”, detalha Aparecida.
Florais no auxílio dos conflitos familiares
Descoberto na década de 30 pelo médico inglês Edward Bach, os Florais de Bach compõem um sistema de cura universal que pode ajudar a amenizar os sentimentos negativos que afetam as famílias durante as épocas de crise e desemprego. Maria Aparecida das Neves indica quais florais são os mais indicados para cada situação – lembrando que o terapeuta floral, após uma conversa com cada membro familiar, poderá dizer quais as melhores essências para reencontrar a harmonia emocional.
Fé – Para que os que estão desempregados não se desanimem diante dos obstáculos e das decepções, o floral Gentian irá resgatar a fé e dará a confiança de que dias melhores que virão.
Esperança – Caso a pessoa já tenha ‘jogado a toalha’, desistido de ir à luta e esteja acometida por um desânimo profundo, poderá ser ajudada com o floral Gorse, que irá trazer a sua esperança de volta para que ela possa seguir em frente.
Irritação – Se o quadro for de irritação, acompanhado por reações explosivas com o familiar, e já não houver paciência para nada, pois acha que tudo e todos estão muito lentos, o floral Impatiens irá ajudar, oferecendo a paciência necessária para que a pessoa ultrapasse esta fase difícil.
Medo – Se o parente estiver com receio de enfrentar os desafios, medos e inseguranças, o que o impossibilita de ser feliz, o floral Mimulus  dará a coragem para encarar o dia a dia.
Indecisão – Aqueles que estão indecisos entre duas situações e sem o equilíbrio necessário para saber qual caminho a seguir, deverão usar o floral Scleranthus, que irá auxiliar durante a tomada de decisões, que será feita sem conflito ou dramas desnecessários.

Os Florais de Bach
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as
pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *