fbpx
Monday, September 28, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna? Veja mitos e verdade sobre dores nas costas

Uma das dores que mais incomodam é a dor nas costas. Para fazer atividades simples como abaixar para pegar um…

By Redação , in Saúde & Bem-estar , at 22/01/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma das dores que mais incomodam é a dor nas costas. Para fazer atividades simples como abaixar para pegar um objeto, ou praticar uma atividade física, se a pessoa não cuida bem da saúde e da postura nas atividades diárias, a complicação pode se agravar e trazer ainda mais dor de cabeça no futuro. João Bergamaschi, médico ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Sírio Libanês e Hospital Samaritano, desvenda mitos e verdades sobre a dor nas costas. Veja a seguir!

Cruzar as pernas pode prejudicar a coluna? – Verdade

Claro que o hábito de cruzar as pernas, para as mulheres, é uma posição confortável, além de elegante, porém, é preciso ficar atento para não abusar desse hábito e prejudicar a saúde, ressalta o médico. “Ao cruzar as pernas, a coluna vertebral se desvia para a esquerda ou para a direita, devido o desequilíbrio da região pélvica. Outro problema que pode ser ocasionado por esse costume, além de prejudicar o fluxo sanguíneo, é a escoliose (desvio da coluna vertebral no plano frontal)”, explica.

Dormir no chão é bom para as costas? – Mito

A rigidez poderá agravar ainda mais a contratura muscular, segundo Bergamaschi. “Durante uma provável crise de dor nas costas, a pessoa deve repousar em seu próprio colchão, podendo deitar-se de lado, com um travesseiro entre as pernas”, recomenda.

Praticar natação ajuda a corrigir escoliose? – Mito

A natação, por ser uma atividade simétrica, não pode colaborar na correção da curva escoliótica, afirma o especialista. “Esse exercício, além de trabalhar o fortalecimento muscular, promove o alongamento de forma equilibrada, utilizando os dois lados com a mesma intensidade. Ao contrário do tratamento, que muitas vezes visa corrigir a escoliose com distribuições diferentes em cada lado da coluna, para equilibrar a cadeia cinética posterior. Além disso, algumas modalidades da natação, como borboleta e nado peito, podem prejudicar a coluna, gerando sobrecarga excessiva sobre a região”, ressalta Bergamaschi.

Estalar o pescoço com o movimento da cabeça faz mal à coluna? – Verdade

“Apesar de esse hábito propiciar alívio para alguns, nunca se deve fazer isso”, afirma o médico. Segundo ele, estalar a coluna e o pescoço prejudica e muito suas articulações, além de causar, em alguns casos, dores de cabeça, zumbidos e vertigens.

Todos que sofrem de dor nas costas devem realizar uma ressonância magnética? – Mito

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas sofre ou sofrerá de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. Entretanto, o primeiro passo para combater esse mal é procurar um especialista e descobrir as causas para solucionar de vez esse problema.

Cirurgia é a única saída para acabar com a hérnia de disco?
Mito

Hérnias de disco representam uma causa comum de dor nas costas, mas não a única, fala o especialista. “Ao identificar uma hérnia de disco, o médico, ortopedista ou neurocirurgião, deve estar atento para outros problemas na coluna que podem acompanhar essa condição. Dessa forma, pesa na decisão do médico a associação com outras alterações e como elas se traduzem clinicamente”, ressalta.

Bergamaschi complementa que, além disso, a decisão deve ser baseada mais no prejuízo que a doença traz para o paciente em termos de perda de horas de trabalho e lazer, limitações físicas para as atividades do dia a dia e perda na qualidade de vida e menos no resultado dos exames de imagem.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *