fbpx
Friday, July 3, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Currículo Eficaz: a porta de entrada para o mercado de trabalho

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no mês de junho, demonstra que a taxa de…

By Redação , in Brasil Negócios , at 01/07/2015

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma pesquisa divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no mês de junho, demonstra que a taxa de desemprego aumentou para 6,7% e já é a maior para o mês de maio em cinco anos. Os dados assustam. O número de desempregados no país já chega a 1.633.000 pessoas.

Segundo o estudo, o rendimento do trabalhador brasileiro também caiu. A queda na média do que se recebe por mês foi de 1,9%, em maio com relação a abril, e de 5% na comparação com maio do ano passado.

Com tantos profissionais disputando vagas no mercado de trabalho, é importante que os profissionais em busca de uma nova colocação saibam valorizar suas qualificações para se diferenciar dos concorrentes.

Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, explica que é fundamental que o currículo do candidato demonstre seus diferenciais de forma prática e objetiva, onde quer que ele esteja exposto: “Cada vez mais as empresas abrem mão dos processos seletivos tradicionais para fazer a triagem de candidatos em plataformas on linee quem procura emprego precisa saber como usar a tecnologia a seu favor. A Job1 oferece uma ferramenta de match inteligente que filtra, entre todos os candidatos cadastrados, somente aqueles que estiverem de acordo com as características e qualificações necessárias para a vaga a ser preenchida. Esta tecnologia é ótima tanto para candidato quanto para recrutador, porque cada um dos lados descreve de forma simples e direta o que procura e a plataforma conecta empregado e empregador, garantindo uma seleção rápida e eficaz. Ela é uma ferramenta poderosa e é fundamental que o candidato saiba destacar em seu currículo seus pontos positivos para ser beneficiado”, afirma.

Para ajudar quem está em busca de uma oportunidade a montar um currículo de valorize suas potencialidades, Renato lista cinco pontos que não podem faltar no currículo, que podem destacar o profissional entre outros candidatos. Mas não basta saber o que valorizar, por isso o especialista também destaca cinco pontos que devem ser evitados para não desfavorecer quem procura um novo emprego:

Cinco pontos que não podem faltar no seu currículo e que podem te destacar dos outros candidatos:

1.  Formação acadêmica, cursos de especialização voltados para a sua área de atuação e domínio de outros idiomas:Formação é a base de um currículo e, especialmente no caso dos idiomas, é importante que, ainda que o candidato não seja fluente, indique se está cursando. Já é um bom começo.

2. Resultados obtidos e desenvolvimento de projetos: Destacar suas conquistas em empregos anteriores valorizam seu desempenho profissional e te diferenciam.

3. Conhecimentos de informática: Muitas profissões exigem conhecimentos técnicos e ter o domínio destas ferramentas técnicas pode ser um grande diferencial.

4. Valorize empregadores de renove: Diversas empresas são muito conhecidas pelo “nome fantasia” que se apresentam ao público. Se você já trabalhou em algum lugar que é mais conhecido desta forma, deixe claro no currículo.

5. Aponte viagens realizadas para o exterior:Viagens feitas para outros países, seja a trabalho ou para estudo, valorizam o currículo e devem ser destacadas.

Cinco pontos que devem ser evitados no currículo:

1. Não valorize pontos fracos: Se o conhecimento do idioma é básico, evite destacá-lo. Isso pode fazer com que o entrevistador perca o interesse no restante do currículo.

2. Seja objetivo: Não repita informações em todas as empresas no campo de descrição das atividades

3. Não se mostre indisponível: Se não possui disponibilidade de horário e viagens e a empresa não solicitou este tipo de informação, não destaque no currículo. Você pode passar a impressão de ser inflexível.

4. Seja claro: Especifique a área que está se candidatando, para facilitar a leitura do entrevistador.

5. Direcione o currículo: Quando estiver se candidatando para vagas específicas, evite dedicar muito espaço do currículo para experiências anteriores de curta duração que não contribuam para a atividade alvo.

Renato Mendes complementa: “Saber evitar pontos que te desfavoreçam é tão importante quanto valorizar seus pontos fortes. Seja cuidadoso ao montar o seu currículo, ele é o seu passaporte para o mercado de trabalho. ”

loading…

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *