É tempo de pera! USA Pears ensina receitas com frutas para as festas de final de ano

em Brasil/Mundo/News & Trends/São Paulo por

Dezembro é um mês de festas! E as comemorações de final de ano – Natal, Ano-Novo, confraternizações – coincidem com a safra das peras americanas no Brasil. Com todas as delícias tradicionais da data, adicionar alimentos ou ingredientes saudáveis pode ser um desafio.

Por isso, a USA Pears, associação dos produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, elaborou receitas especiais para as ceias com as frutas, que são ricas em vitamina C, potássio, fibras e água, além de serem livres de gorduras, colesterol e sódio. 

As peras in natura são complementos ideais para uma tábua de queijos, por exemplo. O sabor doce e refrescante das frutas se unem à textura cremosa dos queijos que combinam, por sua vez, com vinhos. A variedade Bartlett, também conhecida no Brasil como Williams, é a combinação perfeita dos queijos Saint André e Fontina que, por sua vez, harmonizam com um Espumante Brut e um Merlot. Já a pera Anjou, por sua vez, vai muito bem com queijo de cabra e Brie; e vinhos Sauvignon Blanc e Espumante.

Sugestão de entrada:

Blini de trigo sarraceno com peras, aspargos e salmão defumado 

BLINI DE TRIGO SARRACENO COM PERAS, ASPARGOS  E SALMÃO DEFUMADO

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

Massa

2 ovos

1 pote de iogurte

2 colheres (sopa) de azeite

1 xícara (chá) de trigo sarraceno

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Cobertura

1 cebola pequena picada

2 colheres (sopa) de azeite

2 peras americanas em fatias

250g de aspargos frescos cozidos e picados

200g de tomatinhos grape

100g de salmão defumado em fatias

Cebolinha fresca picada

Preparo:

Faça a massa. Bata os ovos, o iogurte , o azeite, o sal e o trigo sarraceno no liquidificador e misture o fermento em pó. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena e besunte com azeite. Coloque um pouco de massa no centro, sem espalhar e quando começar a encorpar e formar furinhos, vire do outro lado e deixe mais um minuto. Faça as 6 blinis. Reserve.

Refogue a cebola no azeite e junte as peras. Deixe refogar por 5 minutos e junte os aspargos e os tomates grapes cortados ao meio. Tempere com o sal e a pimenta e retire. Distribua o refogado entre as 6 blinis e enfeite com o salmão defumado. Polvilhe a cebolinha e sirva. 

Sugestão de prato principal:

Cordeiro com especiarias e peras

CORDEIRO COM ESPECIARIAS E PERAS

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

6 costeletas de cordeiro

1 colher (chá) de sal

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de óleo de gergelim

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (chá) de gengibre ralado

2 peras americanas 

¼ xícara (chá) de vinagre de maçã

2 colheres (chá) de mostarda

¼ xícara (chá) de molho de soja

2 anis estrelados

2 colheres (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

Preparo:

Tempere as costeletas de cordeiro com o sal e o alho e grelhe no óleo de gergelim 3 minutos de cada lado. Mantenha aquecido.

Na frigideira que grelhou o cordeiro, adicione o azeite e grelhe o gengibre e as peras cortadas em cubinhos, por cerca de 5 minutos. Acrescente o vinagre de maçã, a mostarda, o molho de soja, o anis estrelado, o açúcar mascavo e a água. Deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo até encorpar. Adicione o amido de milho dissolvido em quatro  colheres (sopa) de água e deixe encorpar. Adicione a hortelã picada. Regue as costeletas e sirva com o nhoque de banana da terra

Sugestão de sobremesa:

Bolo Natalino

BOLO NATALINO

Rendimento: 20 porções

Ingredientes

2 xícaras (chá) de aveia 

1 xícara (chá) de leite desnatado 

2 colheres (sopa) de margarina cremosa

1 ½ xícaras (chá) de açúcar mascavo 

4 ovos 

1 xícara (chá) de nozes moídas

1 colher (sopa) de farinha de trigo 

1 colher (sopa) cheia de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó 

Recheio

5 peras americanas em cubinhos

suco de 1 limão

meia xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) rasa de amido de milho

Cobertura

1 lata de leite condensado

suco de 2 limões

Modo de Preparo

Deixe a aveia de molho no leite por cerca de 20 minutos. Adicione a  margarina, o açúcar e as gemas, misturando bem. Acrescente a farinha, as nozes, o chocolate e o fermento em pó e por último as claras batidas em ponto de neve. Coloque em uma forma de bolo média (26cm de diâmetro) untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por cerca de 30 minutos em forno médio baixo (150ºC), pré-aquecido ou até que enfiando um palito ele saia seco. Retire e espere esfriar.

Para o recheio, coloque as pêras, o suco de limão, o açúcar e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo, mexendo até que fiquem macias e cremosas. Espere esfriar. 

Misture os ingredientes da cobertura até que fique um creme encorpado. 

Montagem: Corte o bolo ao meio. Coloque uma das partes em um prato de servir. Recheie com o creme de pêras. Cubra com a outra parte do bolo. Enfeite com o creme de limão.

Informações adicionais podem ser encontrados no site internacional usapears.org ou pelas redes sociais @usapearsbrasil. 

Sobre a USA Pears

Associação que reúne cerca de 900 produtores de peras dos estados de Oregon e Washington dos Estados Unidos. Há mais de 25 anos no país, a USA Pears investe a cada temporada de 270 a 320 mil dólares na importação das frutas, que chegam em 10 variedades, incluindo orgânica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela associação por aqui estão: troca de informação entre a região produtora e o mercado brasileiro, propaganda, educação e tecnologia para os setores de atacado e varejo, ativações para o público final por meio de degustação das variedades, cursos de culinária e nutrição; e ações com influenciadores e formadores de opinião. 

Informações para a imprensa: 

Rovella & Schultz Boutique Press

Roberta Rovella Radichi – Jeanine Kobayashi

Fones: (11) 3039.0777 e (11) 96459.1070

E-mail: [email protected]

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*