fbpx
Tuesday, September 22, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Em breve, em uma estação espacial perto de você: o refrigerador mais frio do universo

Não, ele não será utilizado para refrigerar cervejas geladas para os astronautas. O laboratório chamado Cold Atom (CAL), programado para…

By Redação , in Mundo News & Trends , at 12/06/2014 Tags:

spaceNão, ele não será utilizado para refrigerar cervejas geladas para os astronautas. O laboratório chamado Cold Atom (CAL), programado para voar para a Estação Espacial Internacional em 2016 em uma missão de reabastecimento, irá explorar algumas das mais estranhas formas de matéria conhecida e talvez descobrir outras que ainda não são.

“A física atômica sempre teve esse ideal de estudar uma amostra de átomos em um estado completamente intacto”, diz Robert Thompson, do Jet Propulsion Laboratory, o cientista principal do CAL.

Isto significa, antes de tudo, um ambiente muito frio, porque o calor – a energia – significa agitação. “A tecnologia do relógio atômico e outras aplicações surgiram a partir daí”, explica.

Thompson espera que o CAL chegue a um décimo de bilionésimo de um grau acima do zero absoluto. É difícil que o nosso cérebro compreenda uma temperatura tão fria.

A água congela a 273 kelvins. Dez vezes mais frio que isso, em 27 kelvins, é possível liquefazer hidrogênio. Dez vezes mais frio, a 2,7 graus Kelvin, é a temperatura do espaço. Agora imagine esfriar dez e outras dez vezes mais. Isso é quão baixo o Cold Atom Laboratory quer chegar.

Existem várias razões para estudar a matéria em temperaturas tão baixas. Uma delas é compreender o mundo desconcertante da mecânica quântica. Nos bilionésimos de um grau acima do zero absoluto os átomos se espalham e tornam milhares de vezes maiores que o habitual.

Eles se tornam como ondas, e é possível que elas se sobreponham a tal ponto que se tornem indistinguíveis. Em vez de 100 mil átomos, você tem um super átomo. Isso é chamado de um Condensado de Bose-Einstein (BEC), depois que Satyendra Nath Bose e Albert Einstein previram tal estado, em 1925.

A temperaturas ainda mais frias, os condensados ​​de Bose-Einstein podem ser grandes o suficiente para que realmente possamos vê-los (com óculos infravermelhos). Como essa propagação é em forma de onda, você também pode transmiti-lo ao redor, como se fosse um feixe de luz.

Mas talvez as experiências mais legais que o CAL irá explorar nos tipos de matéria nem sequer existem sem a mecânica quântica. Cornell , o ganhador do Prêmio Nobel, vai liderar um experimento para criar um estado exótico de matéria chamado de molécula Efimov, prevista pelo físico russo Vitaly Efimov em 1970.

Esses são sutilmente interligados em arranjos de três átomos que estão tão ligados que se você remover um, os outros dois desmoronam. Embora não existam aplicações imediatas previstas para as moléculas Efimov, os experimentos do CAL irão testar se a nossa compreensão teórica da física quântica está correta.

As descobertas podem ajudar a resolver alguns dos problemas mais incômodos na física, como a computação quântica.

O laboratório real será composto de cinco módulos que se conectam a um console do tamanho de uma geladeira chamado EXPRESS Rack. Tipicamente para a NASA, o EXPRESS é excessivamente pesado.

Acelerar o processamento de experimentos em consoles na estação espacial é um feito notável de miniaturização, já que um laboratório normal de resfriamento de átomos tem uma sala cheia de lasers e ímãs.

Essas experiências terão que acontecer por elas mesmas, sendo controladas no solo, com apenas os reparos mais básicos fornecidos pelos astronautas.

O CAL representa um retorno dos tipos de programa de microgravidade da NASA. Thompson tem trabalhado duro durante vários anos para conseguir o da Estação Espacial Internacional. Thompson chama o experimento de “segunda classe”, mas diz que “nós decidimos que não era um título particularmente vendável”, comenta.

© 2014, Newsweek

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *