-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Entenda: cresce número de jovens investidores no mercado financeiro

em Negócios/News & Trends por

De acordo com especialistas financeiros, é bem mais interessante para um jovem com idade entre 18 e 25 anos, investir seu dinheiro em uma formação superior ao invés de fazer um investimento no mercado financeiro. Criar estratégias e tentar planejar um futuro promissor logo cedo, é essencial para quem deseja obter sucesso nas finanças. Por conta disso, analisar opções e investir em educação enquanto ainda conta com a ajuda dos seus pais, poderá determinar o quão longe você irá chegar. “Quando ainda se é estagiário, basicamente na sua primeira experiência no mercado de trabalho, o dinheiro pode parecer muito mais do que é na verdade, e com o tempo percebemos que nunca estamos realmente satisfeitos e queremos ganhar sempre mais”, comenta André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor. É normal o desejo de uma melhor qualidade de vida, porém, poder obtê-la mais cedo do que se imagina, é preciso disciplina em primeiro lugar.

Mas, se você já tem controle sobre as suas finanças e quer começar a investir, primeiro deve tentar entender o mundo das aplicações financeiras. “Tire um tempo para estudar esse mercado, seus riscos e suas vantagens. Não comece a se aventurar ingenuamente. Inicialmente alguns especialistas indicam que se você tiver pelo menos R$ 500,00 para investir, pode-se começar depositando o valor em um Fundo DI com baixa taxa de administração”, comenta Bona. Além disso, o Educador financeiro indica que “Você ainda pode optar pelos títulos públicos pós-fixados e os CDBs. Porém, ainda é indicado que se estude bastante essas aplicações antes de tomar qualquer atitude, então enquanto ainda existirem duvidas, o interessante é permanecer na poupança e manter disciplinadamente a conduta de poupar sempre que possível”, afirma. Mas é muito importante ter em mente de que o investimento financeiro não substitui a necessidade de investir em si próprio, na sua formação e preparação profissional, pois é do seu trabalho que verdadeiramente virá seu sucesso. Comentada por André Bona, a caderneta de poupança é o investimento mais escolhido pelos brasileiros, de qualquer idade, mas para investir nela é importante disciplina. “Primeiramente, para iniciar com os investimentos e conseguir mantê-los, é necessário muita disciplina e estratégia para que o objetivo se torne ainda mais próximo”, afirma Bona.  Ele indica depositar pelo menos 10% do salário mensal em uma conta poupança, pois além de não dar tanta falta, será mais fácil para se acostumar. Apesar da poupança render pouco, quando o montante é pequeno a rentabilidade não faz tanta diferença. Com a imensa tecnologia disponível nos dias de hoje, já existem inúmeros aplicativos que podem ajudar a controlar suas finanças, tanto gastos, quanto investimentos.

Já atuando no mercado de trabalho é difícil, para o jovem, que é necessário um plano para controlar as finanças pessoais, porém, ao invés disso, o dinheiro é normalmente gasto sem pensar. Estudiosos afirmam que se começarmos a pensar nisso desde cedo, poupar acabará se tornando um hábito que poderemos levar para o resto de nossas vidas. “O criador do aplicativo de finanças, “Guia Bolso”, afirmou certa vez em uma entrevista que não importa o motivo de estar poupando ou quanto tem guardado, o importante é saber que poupar é tão comum para você quanto o ato de escovar os dentes”, ressalta o Educador financeiro. O educador sabe da vida digital que os jovens vivem hoje em dia, e indica um aplicativo de fácil manuseio que vai ajudar o iniciante nos investimentos. “O Wally+ é um aplicativo que permite ao usuário tentar comparar sua situação financeira com a de outros usuários que também fazem uso do mesmo aplicativo. A intenção principal é mostrar para o usuário todo final do mês o que ele anda fazendo com o próprio dinheiro, como – este jovem – está gastando e quanto tempo ele demora para ficar sem dinheiro e quais as melhores estratégias para quem não tem muito controle”, conclui.

 

loading...

Comentários no Facebook

Últimos de Negócios

Voltar p/ Capa