fbpx
Saturday, June 6, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Especialistas ressaltam a importância da saliva para a saúde bucal

A saliva é um dos mais importantes fluidos corporais e desempenha importante papel na manutenção da saúde bucal e sistêmica…

By Redação , in Saúde & Bem-estar , at 25/11/2014

Foto Pixabay
Foto Pixabay

A saliva é um dos mais importantes fluidos corporais e desempenha importante papel na manutenção da saúde bucal e sistêmica do indivíduo. A Associação Brasileira de Halitose (ABHA) ressalta a importância da salivação para o combate ao mau hálito, pois o fluido é uma ferramenta de extrema importância ao desempenhar diversas funções, como: defesa contra bactérias, auxilio na mastigação, digestão de alimentos, entre outras.

A baixa produção de saliva pode ocasionar problemas bucais, como a halitose ou o mau hálito que em alguns casos, não é sinônimo da higiene bucal precária, mas indicação de doenças estomacais, entre outras. Muitos hábitos e alimentos auxiliam para que essa condição se agrave.

 “Além de proporcionar lubrificação e uma autolimpeza bucal, a saliva tem ação antimicrobiana, remineralizadora (que devolve minerais como o cálcio, fosfato e flúor ao dente) gustatória e auxilia no processo digestivo ao umedecer o bolo alimentar. Devemos observar e analisar a saliva em termos de volume diário de secreção e viscosidade. Padrões salivares normais nos levam a um estado de saúde bucal e sistêmico ideal dentro da saúde orgânica como um todo”, ressalta a dentista e diretora da ABHA, Cláudia Gobor.

Ainda para a dentista secura da boca é normal em alguns momentos, mas se esta sensação persistir, a pessoa pode estar com alguma alteração que não esteja restrita apenas à boca e que deve ser analisado mais profundamente. Além de alterações locais, como cárie, mau hálito, lesões bucais, inflamação gengival, a saliva pode evidenciar alterações de ordem sistêmica, emocional ou alimentar que podem causar ardência bucal ou xerostomia que pode ser denominada como secura da boca.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *