fbpx
Tuesday, August 11, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Estar pronto é TUDO

Estar pronto é TUDO ~ William Shakespeare Concluí a coluna da semana passada com esta frase de Shakespeare; e retomo…

By admin , in Coluna , at 24/12/2014

Paulo

Estar pronto é TUDO

~ William Shakespeare

Concluí a coluna da semana passada com esta frase de Shakespeare; e retomo a conversa a partir dela. Você está pronto? Como é que a gente sabe que está pronto? Pronto para um novo momento, para um novo desafio, pronto para deixar chegar o novo?

Pode haver muitos símbolos para isso, e eu gosto particularmente da metáfora da casa. Observe a sua vida como se fosse uma casa. Ela está limpa, organizada? Tem espaço, é arejada, agradável? Ou parece um porão atulhado de tralhas velhas, empoeirado e desorganizado?

A tendência é sempre considerar que a casa organizada e arrumada é o que basta. Mas muito facilmente se esquece que uma casa organizada, meticulosamente, do chão ao teto, com todos os espaços tomados, com tudo milimetricamente planejado… não tem vida. Não tem espaço para o imprevisto. Qualquer cisco parece um grande problema num chão branco impecável. Mais uma vez, extremos são lugares perigosos. Tanto quanto a bagunça completa impossibilita que se habite um local, a organização rígida e hiper-controlada serve muito bem aos laboratórios assépticos; mas não se assemelha em nada ao lugar que podemos chamar de lar.

Lar é onde se pode ser você mesmo, relaxar, desfrutar. Tirar os sapatos, esticar-se no sofá, deixar um copo ali no chão. Lar é o espaço para respirar, para o acolhimento, para o autêntico e verdadeiro. Sim, quando a gente se estica no sofá, às vezes desarruma as almofadas. E daí? Para que você acha que servem o sofá e as almofadas?

Então, nesta metáfora, eu diria que a primeira coisa para saber se você está pronto para receber o novo na sua vida talvez seja olhar em volta e perguntar-se se você está, de fato, sentindo-se “em casa” com a vida que escolheu. Ela tem espaço para receber amigos? tem flexibilidade para acomodar imprevistos? Sua vida tem janelas abertas para vistas iluminadas? Sua vida é clara, aberta, arejada e aconchegante?

__________________________________________________________________________________________________________
Paulo Roberto Ramos Ferreira é Diretor de Comunicação da ONG internacional New Earth Nation; Conselheiro e Representante do Nikola Tesla Institute em SP e autor do livro O Mensageiro – O Despertar para um Novo Mundo. © 2014.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *