fbpx
Saturday, January 23, 2021
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Exposição reúne carros clássicos no aniversário de São Paulo

Clássicos Brasil 2016 reúne relíquias do antigomobilismo Nacional neste fim de semana A Exposição Clássicos Brasil terá sua edição de…

By Redação , in News & Trends São Paulo , at 22/01/2016

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Clássicos Brasil 2016 reúne relíquias do antigomobilismo Nacional neste fim de semana

A Exposição Clássicos Brasil terá sua edição de 2016 neste fim de semana, de 23 a 25 de janeiro, no Clube Hípico de Santo Amaro. De acordo com José Ricardo Oliveira, da ZR Soluções automobilísticas, uma das organizadoras do evento, o objetico é colocar no mesmo local diversos modelos clássicos. “São os xodós de seus colecionadores. Preservar a cultura do automóvel nacional é o que nos dá prazer”, afirma.

Em sua 2ª edição, o maior evento de carros clássicos nacionais do Brasil reúne relíquias como Romi Isetta, DKW Universal, VW Kombi Standard, VW Monarca, Esporte Brasília, Fusca 1200 Pé de Boi, Opala 3800, Shark, Galaxie 500, Karmann Ghia Coupé, Ford Corcel GT, Alfa Romeo JK, VW Variant, Galaxie LTD Landau, Dodge Charger R/T, Ford F 75, Maverick Coupé V8, Maverick Sedan V8, Chevrolet Chevette, VW Brasilia, Dodge Dart, Envemo Super 90, Escort L, entre outros. Nesta edição, contará também com 20 motos Honda, caminhões antigos e a presença de Wilson Fittipaldi Junior em sessões de autógrafo durante o evento.

Os automóveis expostos, cerca de 120 carros, serão avaliados e premiados os mais originais de cada época. A avaliação será de acordo com a orientação da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), em que serão consideradas, principalmente, originalidade e importância histórica. “Queremos que este prêmio tenha reconhecimento e carregue com ele a qualidade e importância do nosso evento e que seja o reconhecimento ao expositor”, diz Oliveira.

Os carros serão classificados dentro de uma das cinco categorias, divididas por períodos: categoria JK (veículos fabricados até 1960), Tropicalismo (entre 1961 e 1966), Milagre Brasileiro (entre 1967 e 1973), Geração Disco (entre 1974 e 1982) e Nova República (entre 1983 e 1992).

A categoria JK retrata a infância da indústria automobilística brasileira, com os primeiros modelos fabricados por aqui, ainda com algumas (ou muitas) peças importadas e similares aos modelos de origem das matrizes das fábricas.

Com o desenvolvimento da indústria brasileira entre 1961 e 1966, os veículos passaram a ter alto índice de nacionalização (mais de 90%) e isso incrementou a indústria de autopeças nacional. Projetos, alterações e modelos brasileiros, exclusivos surgiram, consolidando o parque industrial do Brasil. Neste contexto serão julgados os automóveis inscritos na categoria Tropicalismo.

Entre 1967 e 1973, que refere-se à categoria Milagre Brasileiro, aconteceu um grande desenvolvimento, devido a diversos investimentos das fábricas, fortalecendo ainda mais nossa indústria. Isso durou até a crise mundial do petróleo, no ano de 1973.

Na categoria Geração Disco, dois fatores importantes marcaram esta época: o lançamento de uma nova geração de carros médios, menores e mais econômicos , uma forma encontrada para sobreviverem à crise do petróleo e o fechamento do mercado para importações de automóveis a partir de 1975. Isso mudou todo o cenário de produtos e do mercado brasileiro nessa década.

A última categoria, Nova República, engloba os veículos fabricados entre 1983 e 1992. Nesta época, as grandes fábricas se globalizaram e surge o conceito do “Carro Mundial”, fabricado em diversos países e com componentes vindos de diversas fábricas, fornecedores e filiais de vários países. Isso até a abertura das importações pelo governo no início da década de 1990.

O 2º Clássicos Brasil contará ainda com espaço para comercialização de automóveis antigos nacionais, espaço mulher, espaço kids, praça de alimentação e um bar central. Com a proposta de fazer o lançamento de um carro revitalizado por edição, a surpresa para 2016 promete deixar os amantes do carro antigo nacional ainda mais apaixonados. “Nós colecionadores acreditamos muito na história do carro nacional. Todos, de alguma forma, temos alguma lembrança ou um laço com um carro. Certamente, quem tem mais de 30 anos tem uma história para contar. Então vamos para mais um evento que irá nos remeter a essa época”, destaca Oliveira.

Serviço:

2º Clássicos Brasil

Data: 23 a 25 de janeiro de 2016

Horário: dia 23, das 10 às 19h | dias 24 e 25, das 11 às 18h

Local: Clube Hípico de Santo Amaro – Rua Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro

Ingressos: R$ 25,00

Vallet: R$ 25,00 | Capacidade: 500 veículos

Contato da Hípica: (11) 5694.0606 e 5694.0600

Inscrições, programação e informações: www.classicosbrasil.com.br

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *