fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Facebook lê mensagens particulares?

em Tecnologia e Ciência por

Se um cara escreve uma mensagem cheia de amor para sua namorada no Facebook, ninguém vai ver, certo? É claro que ela vai querer mostrar a linda mensagem para os amigos, mas será que para por ai?

Você já percebeu que poucos minutos depois de enviar algum tipo de mensagem, anúncios relacionados ao tema aparecem em sua página? Ficou curioso como isso funciona? É meu amigo, sim, o Facebook analisa suas mensagens para comprar publicidade que se encaixam com o seu perfil. Já sabíamos que o Facebook fazia isso com as mensagens “públicas”, mas o burburinho que vazou por aí é que Zuckerberg e sua empresa usam um sistema supostamente “privado” para coletar as informações.

Isso é uma novidade? Bem, não deveria ser, pois nos termos e condições de uso está especificado que ao se cadastrar na rede social, você permite que o Facebook tenha acesso aos conteúdos que você publica.

“Ao publicar conteúdos de sua propriedade intelectual, tais como fotos e vídeos, você sujeita à sua privacidade e configurações do aplicativo, você nos dá a seguinte permissão: uma licença não exclusiva, transferível, sub-licenciável, isenta de royalties e licença mundial para usar qualquer conteúdo que você postar em conexão com o Facebook (Licença IP)”.

Mas quem aqui lê os termos e condições de uso?

Esse é o problema -. Nós não lemos e acabamos concordando com coisas que não queremos quando nos cadastramos no Facebook ou Gmail (hey, eles estão lendo seus e-mails pelo caminho. Não fique tão chocado, eles têm o direito – diz assim em seus termos de serviço). Então, basicamente sabem tudo sobre nossas vidas.

Ao ler isso, você pode excluir suas contas. Nos termos de uso do Facebook diz que seu cadastro torna-se nulo e sem efeito, mas antes você precisa limpar sua conta. Então isso é legal.

Exceto pela parte que você realmente não consegue limpar a sua conta, pois as informações são armazenadas em vários lugares. E se você compartilhou qualquer conteúdo com outros usuários (vamos ser honestos, sim, você fez isso porque é o Facebook), a empresa ainda possui informações e dados até daqueles usuários que fecharam suas contas.

Na realidade, você não ganha nada. Você perde. Bom dia, senhor.

(c)2013, IBTimes.

 
loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de Tecnologia e Ciência

Voltar p/ Capa