fbpx
Tuesday, July 7, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Feliz Natal, Herodes

Não consta nas escrituras, não é um dos passos da Via Sacra, nem um versículo do Evangelho; os profetas nada…

By Cássio Zanatta , in Cássio Zanatta News & Trends , at 27/12/2016

Não consta nas escrituras, não é um dos passos da Via Sacra, nem um versículo do Evangelho; os profetas nada anunciaram, mais eis que o Anjo do Senhor desceu dos céus e apareceu a Herodes.

– Ó, tu, Herodes, filho de Cipros, rei de toda a Judéia, dito o Grande, trago-te a boa nova.

Herodes estranhou, meio velhaco:

– Mas, Anjo, não devias estar falando à Maria, a Eleita, a Pura, Mãe de todos os homens?

– A Ela, a boa nova já foi anunciada. Agora é necessário que a ti seja trazida a Palavra do Senhor.

– Teu servo vos escuta (à época, era comum confundir os pronomes, trocar a 2a pessoa do singular pela do plural. Foi preciso escrever uma Bíblia com dois Testamentos, profetas, apóstolos e milhares de páginas e tradutores para pôr a bagaça em ordem).

– Tens uma missão espinhosa, Herodes. Que vai te fazer por séculos e séculos, para todo o sempre, malquisto e maldito entre os homens.

– C-como?

– O Senhor precisa de ti para cumprir as Escrituras. O bem descerá ao Reino dos homens. Eis que nascerá O Filho de Deus vivo. Mas para o bem da didática, para que a diferença entre o bem e o mal fique muito clara, necessitamos de ti.

– Não entendo.

– A-hãn (anjo pigarreia, vai vendo). Está escrito que farás coisas abomináveis, como se fosses o demônio na Terra, e receberás o ódio e desprezo de todos. Quando o Filho de Deus for anunciado, mandarás matar todos os bebês do Reino. E, com eles, as mães que tentarem salvá-los.

– Eu?! Mas eu jamais…

– Farás o casal que dará à luz o Salvador fugir de madrugada num burrinho, mesmo com a enorme barriga de Maria, e não haverá maternidade num raio de dez mil quilômetros. Assim, o menino Jesus nascerá em uma manjedoura, no meio de um pasto, na mais humilde das condições.

– Meu Deus. Mas por que eu faria isso?

– Para evidenciar o contraste entre o Bem, que Jesus representará, e o Mal, bem, que no caso, será representado por ti. Comparando a pureza nascida numa simples manjedoura com o sangue inocente que mandarás derramar, os homens se renderão à evidência. É preciso então que tu O persigas, que mandes matar os inocentes, assumindo o papel de pulha da História.

– Que cruz pesada.

– Bom falares em cruz: entenderás tudo mais à frente. Nada lembrarás dessa conversa. Mas amanhã, assim que o dia nascer, ordenarás a barbárie. As mulheres gritarão, o choro será ouvido por séculos, e não haverá perdão para teu nome.

– Que horror, que horror, meu Deus. Mas a seus pés ajoelho e aceito a dura missão, Anjo. Seja feita a vontade do Senhor.

– Muito bem, meu bom Herodes. Erguerei esse braço e dormirás teu último sono dos justos, e, quando despertares… Adeus. A paz esteja contigo.

O Anjo ergueu a mão direita e, na mesma hora, caiu a pálpebra e, para todo o sempre, o nome e a honra do rei Herodes, o Grande.

 

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *