fbpx
Saturday, September 26, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Fernando Piva retorna à CASACOR São Paulo com Estúdio Plural

Após quatro anos, o designer de interiores Fernando Piva retorna à CASACOR São Paulo, maior mostra de arquitetura, design e…

By Redação , in Brasil News & Trends , at 30/05/2019

Após quatro anos, o designer de interiores Fernando Piva retorna à CASACOR São Paulo, maior mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, trazendo um ambiente onde a funcionalidade caminha junto com a elegância e conforto. O Estúdio Plural é resultado de um trabalho baseado na vivência e experiências do profissional durante mais de 27 anos de carreira.

Em 89 metros quadrados, Fernando concebeu um espaço democrático, voltada para as novas formas de morar, priorizando o bem-estar, a praticidade do dia a dia e o uso de materiais que tragam sensação de refúgio, tão necessário para a rotina contemporânea.

Por se tratar de um espaço que pode ser usado por qualquer perfil – homem/mulher, várias idades e gostos – ele tem a pluralidade de atender às necessidades de um público diverso, que exige praticidade no dia a dia e não abre mão do luxo. “É um projeto com a intenção de ser real, um espaço possível de ser habitado e que os visitantes tenham essa sensação assim que entrarem no ambiente”, comenta o profissional.

Partindo da premissa da funcionalidade, Fernando projetou um living generoso no centro, dominando a maior parte do espaço, com o escritório e bar complementando o ambiente. Ao fundo, foram distribuídos o quarto, o banheiro e a cozinha. “Optei por deixar a cozinha com uma área maior, pois acredito que ela é um dos espaços principais de uma casa nos dias de hoje”, explica. “Para o quarto, quis manter como um ambiente exclusivo para descansar, relaxar e dormir, deixando as demais funções para os outros espaços”, complementa. Como destaque, um volume central, um cubo que abriga o banheiro, dá movimento à planta do projeto.

Seguindo a linha funcional e acolhedora, Fernando elegeu materiais que estimulam o contato. Texturas diversas compõem os revestimentos, móveis e acabamentos. Para o piso, o designer optou por um porcelanato que reproduz o padrão do granilite, trazendo um toque vintage ao espaço. Em algumas paredes, o lambri com acabamento amadeirado proporciona calor, em companhia da textura cinza com efeito velvet que dá vida às paredes e ao teto. No jardim interno, a decisão por uma cerâmica brilhante artesanal oferece frescor, em contraponto com o nobuck em tom camelo que reveste a estrutura externa do banheiro. Todos esses elementos, em tons esverdeados, beges e cinzas, evocam a contemporaneidade do estúdio e evidencia a proposta de pluralidade para atender a diversos gostos.

A curadoria do mobiliário é um destaque à parte. Peças clássicas como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, e a cadeira Milhazes de Bernardo Figueiredo, dividem espaço com peças de Jader Almeida, como a mesa lateral Ring, o buffet Onda de Arthur Casas e a poltrona Dina de Fernando Mendes. “Sempre enalteço o design nacional em meus projetos, mesclado a referências internacionais”, comenta Fernando. Isso pode ser evidenciado pela escolha das luminárias de Bernard Schottländer e Ingo Maurer. “Meu trabalho é mais contemporâneo, com referências nos anos 40/50.  Mas gosto de transitar nos mais diversos estilos. O principal é entender o cliente e transformar o sonho dele em realidade. Por isso quero, com o Estúdio Plural, trazer essa verdade para a CASACOR, um projeto que pode contemplar a vida atual e as novas formas do morar”.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *