fbpx
Saturday, July 11, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Ferramentas de controle: aprenda a planejar e monitorar as finanças da sua empresa

As pequenas empresas costumam centralizar seus esforços nas questões produtivas ou comerciais. Entretanto, é de suma importância que os empreendedores…

By Redação , in Brasil Negócios , at 04/02/2015

Foto: Wikimedia
Foto: Wikimedia

As pequenas empresas costumam centralizar seus esforços nas questões produtivas ou comerciais. Entretanto, é de suma importância que os empreendedores invistam seu tempo para planificar e controlar as finanças da empresa, pois esta aparente negligência, mesmo que involuntária, pode prejudicar os resultados.

Planejar é importante na gestão de qualquer negócio, porém controlar é muito mais. Pouco adiantará traçar planos se não for feito o acompanhamento dessas ações. Assim, planejar e controlar são os lados opostos de uma mesma moeda, mas que se complementam.

O processo financeiro consiste em conhecer e monitorar o presente e administrar o futuro, em que procedimentos e ferramentas são fundamentais. Então, para auxiliar os pequenos empresários, o consultor responsável pela unidade da Moore Stephens em Campinas, Mauricio Soares, recomenda algumas ações que revelam as vantagens de fazer disso uma rotina.

  • Dívidas – Em situações que a empresa apresenta sinais altos de endividamento, é necessário identificar os prazos e os cronogramas de pagamentos, para quitar todas as dívidas e acabar com problemas futuros.
  • Controle dos recebimentos e pagamentos – Se o empresário não organizar o controle de sua lucratividade, poderá perder dinheiro e achar que esta lucrando. É necessário identificar os atrasos de clientes e, imediatamente, iniciar o processo de cobrança. Além disso, é muito importante que o empreendedor tenha conhecimento e saiba de todos os pagamentos efetuados, caso esse procedimento seja complexo, é essencial a implantação de um controle rígido, com atenção redobrada para as disponibilidades de caixa.
  • Controle do caixa – É um instrumento que tem como objetivo a projeção das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Para que ele funcione é necessário ser feito diariamente, começando com a análise dos extratos bancários, até os relatórios de movimentação do caixa.
  • Previsão de caixa – O prognóstico do caixa será uma ferramenta importante, em que serão tomadas as decisões e direcionamentos dos negócios, prevendo vendas e premissas coerentes de prazos de pagamentos, recebimentos, entre outras coisas.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *