fbpx

-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Gatos obesos: qual o alimento certo?

em News & Trends/Saúde & Bem-estar por

Um gato é considerado obeso quando está 15 a 30% acima do peso ideal. Segundo especialistas, a principal causa da obesidade é a dieta inadequada dos pets “ O ideal é que tutor ofereça apenas alimentos ou snacks específicos para os gatos, pois alimentos de humanos podem ser desbalanceados, pois possuem alto nível de gordura e açúcares, que são  prejudiciais para o felino”, afirma a médica veterinária da Equilíbrio e Coordenadora da Comunicação Científica da Total Alimentos, Bárbara Benitez. Segundo a veterinária, muitos alimentos também podem causar intoxicações, como por exemplo o chocolate, alimento bastante comum de ser fornecido.

Para saber se o gato está acima do peso, a veterinária dá uma dica: “observe o abdômen do animal: se estiver com excesso de pele caída, significa grande presença de gordura e isso é um dos sinais que seu gato esteja acima do peso, nesse caso, ele precisa de acompanhamento veterinário e uma dieta específica que ajude na perda do peso”, explica.

Alimento para perder peso

Sob orientação de um veterinário, os gatos podem consumir alimentos específicos e que ajudam no tratamento da obesidade. A dieta do animal obeso deve ser de baixa caloria e ter características importantes, como explica a veterinária:

 

  • L-carnitina: “Esse ingrediente auxilia na oxidação da gordura e é encontrado em alimentos específicos para gatos obesos”
  • Proteína de qualidade: “É fundamental que o alimento contenha proteínas de qualidade, que auxiliam na manutenção da massa muscular durante a perda de peso”
  • Fibras: “As rações para gatos obesos devem conter alto teor de fibras, que ajudam a regular a saciedade do animal”

Entenda: ração light X ração terapêutica

As rações terapêuticas, prescritas por veterinários, são indicadas para a perda de peso. Enquanto os alimentos light são recomendados para a manutenção do peso ideal “Se um gatinho passou por um tratamento para emagrecer ou tem tendência à obesidade, por exemplo, pode consumir alimentos light, mas sempre com acompanhamento do médico veterinário”

loading...
Tags:

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de News & Trends

Voltar p/ Capa