fbpx
Friday, June 5, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi Inventor e físico italiano nascido em 25 de abril de 1874, em Bolonha, na Itália. Desde pequeno demonstrava…

By Redação , in Coluna , at 25/09/2014

Amanda

Guglielmo Marconi

Inventor e físico italiano nascido em 25 de abril de 1874, em Bolonha, na Itália. Desde pequeno demonstrava interesse pelas áreas da ciência e, sobretudo, pelo mar. Durante sua infância, viajava bastante com sua mãe, Anna, que adorava a costa oeste da Itália, na região do porto de Livorno, onde morava sua filha, irmã de Guglielmo[1].

Giuseppe, seu pai, incentivava o ingresso do filho na Academia Naval, porém os planos não se concretizaram. Esse estímulo do pai deve-se aos passeios que Guglielmo fazia com a mãe pela região de Livorno, onde se localizava a Regia Marina (Academia da Marinha Real Italiana), que despertaram a paixão do menino pela atividade marítima.

Guglielmo Marconi tinha apenas 23 anos quando patenteou um sistema de telegrafia sem fios, o qual rendeu-lhe, ao lado de Karl Ferdinand Braun[2], o Prêmio Nobel de Física em 1909.

A base dos estudos de Guglielmo era a teoria de que as ondas eletromagnéticas poderiam se propagar no espaço; um estudo formulado por James Clerk Maxwell – matemático e físico britânico -, e comprovado pelos experimentos de Heinrich Hertz, em 1888. Já em 1893, iniciou seus estudos sobre as oscilações elétricas descobertas por Hertz em 1888.

Embora os créditos do princípio da TSF (Telegrafia sem fios) pertençam a Édouard Branly – acadêmico e físico francês – e a Heinrich Hertz – físico alemão – em 1890, a aplicação prática deve-se a Marconi.

Em 1897, Guglielmo executou uma comunicação a uma distância de 4 quilômetros e em julho do mesmo ano, na Itália, fez outro contato a um distância de 18 quilômetros.

Em 1897 abriu sua empresa chamada Wireless Telegraph and Signal Company, Ltda, que em 1900 mudou o nome para Marconi’s Wireless Telegraph Company, Ltda.

Em março de 1899 Marconi recebeu um convite do governo francês para realizar a primeira comunicação sem fios – de uma costa para a outra – do Canal da Mancha.

Ainda em 1899, o físico realizou uma comunicação radiotelegráfica de 300 quilômetros. Em 1902, Guglielmo transmitiu a primeira mensagem radiotelegráfica entre o Canadá e a Inglaterra.

Entre 1914 e 1918, o físico ocupou o cargo de tenente no Exército italiano, e em 1916 exerceu a atividade de comandante na Marinha. No final da guerra, Marconi representou a Itália na Conferência de Paz de Paris.

No dia 12 de outubro de 1931, a convite do jornalista Assis Chateaubriand, Marconi iria transmitir de Roma, através do rádio, um sinal que acionaria o sistema de iluminação do Cristo Redentor, situado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Contudo, em razão das condições climáticas, a execução não foi possível; sendo assim, a iluminação da cerimônia de inauguração foi acionada da cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião de sua morte, no dia 29 de julho de 1937, em Roma, as rádios do mundo inteiro fizeram dois minutos de silêncio em reverência ao seu reconhecimento.



[1] Guglielmo na língua portuguesa também é citado como Guilherme.

[2] Descobridor dos semicondutores, como o sulfeto de chumbo natural, um mineral conhecido como galena, base da perfomance do rádio de galena.

____________________________________________________________________________________________________

Amanda Cordeiro. Editora Assistente do The São Paulo Times. É estudante de Jornalismo, instrutora de inglês e atualiza a sua coluna Biografias todas as quintas-feiras. © 2014

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *