fbpx
Wednesday, July 8, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


HapiFork. O garfo que ajuda você a comer do jeito certo

Assim como você nunca deve dizer à uma pessoa com raiva para se acalmar, você nunca deve dizer à uma…

By Redação , in News & Trends Tecnologia e Ciência , at 15/09/2014 Tags:,

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Assim como você nunca deve dizer à uma pessoa com raiva para se acalmar, você nunca deve dizer à uma pessoa com fome para comer mais devagar.

Mas isso foi exatamente o que o HapiFork fez comigo. É por isso que eu terminei de comer meu frango e arroz com uma colher.

O HapiFork é um garfo eletrônico com Bluetooth que mede a rapidez com que você come, surgiu a partir da cozinha inteligente Kickstarter e, ao que parece, tem mais consciência do que eu.

Com seu slogan bem intencionado (“Coma devagar, perca peso, sinta-se grande”) os HapiLabs baseados em Hong Kong oferecem a nossa nação humana uma ferramenta para fazer de todos nós mais saudáveis e mais conscientes . O HapiFork “vibra”  suavemente contra seus lábios quando você come rápido demais. Isso pode soar um pouco estranho para você, mas a vibração só ocorre quando você não permite um intervalo de 10 segundos entre garfadas de comida. Aparentemente, eu não estou suposto a me alimentar em um movimento contínuo, mas sim, parar entre garfadas, mastigar minha comida e até mesmo conversar com os meus companheiros de mesa.

É claro que eu deveria comer mais lentamente; sobre este ponto, o povo HapiFork e minha mãe estão de acordo. Comer mais devagar não só lhe permite apreciar a sua comida, mas permite que o seu cérebro registre a saciedade, o que normalmente leva até 20 minutos. Comer muito rapidamente aumenta a probabilidade de indigestão. Como minha mãe gostava de dizer: “Por que eu gasto todo esse tempo na cozinha para você simplesmente devorar tudo em cinco minutos”

O HapiFork parece um pouco desajeitado e de alta tecnologia com sua alça de alumínio escovado, mas é bastante fácil de ajustar. A alça armazena a chave eletrônica que abriga o gravador de dados e acelerômetro. A chave eletrônica é facilmente removida para o garfo ser lavado, mas cuidado, ao tirar a alça do garfo, e colocá-lo em cima do balcão, ele fica com uma semelhança impressionante a um teste de gravidez.

Quando fui comer pela primeira vez com o garfo, fui obrigado a programá-lo para o utensílio entender o estilo que eu como. Eu sugeri desleixado e dispéptico, mas o HapiFork sugeriu novos modos. Para quem quer medições precisas de suas refeições e está disposto a usar uma faca de plástico para cortar os alimentos, pois as leituras falsas do garfo dá choque ao usar faca de aço inoxidável. Tem o modelo escavando, ou estilo americano, o que significa que os dentes do garfo são curvadas para cima para você apunhalar seus pedaços de comida. Por eu ser pretensioso, optei por Picking, que é para comer em estilo europeu, onde os dentes estão ligados para baixo para o alimento ser espetado suavemente. Eu estava esperando que ele iria fazer o meu gosto caseiro de uma refeição americana mais continental.

Eu comi com cautela pela primeira vez, trazendo o HapiFork aos meus lábios, com medo do que poderia acontecer se eu comesse muito rápido. Eu logo foi distraído por uma das conversas profundas que ocorrem em nossa mesa de jantar, e assim como meu filho estava fazendo seu discurso final para um golfinho roaz pet, eu gritei. Eu não tinha esperado os 10 segundos entre garfadas! A luz vermelhos no fim do garfo brilhou, e o garfo deu choque nos meus lábios. A literatura Hapi o descreve como uma “vibração”, mas me senti um curto-circuito, zumbido intenso – o que deve ser como beijar uma tomada de luz. O olhar na minha cara fez todos da mesa rirem.

O garfo vem com seu próprio estojo de transporte, e que são incentivados para jantar com ele onde quer que você vá. Levei-o para um local que costumo freqüentar, e percebi muitos olhares estranhos dos meus comensais. Eu não tenho certeza se eles notaram meu garfo. Eu suspeito que eles estavam reagindo aos tiques faciais que ocorreram com cada garfada.

O HapiFork me fez perceber que tenho maus hábitos alimentares. Após usá-lo por alguns dias, eu enviei minhas informações para meu painel pessoal Hapi.com do meu laptop. Deitado na minha frente, em cores brilhantes, alegres, era um resumo das minhas “performances”, que é o eufemismo que usamos em HapiLand para as refeições. Você pode ou não ficar impressionado ao descobrir que o meu maior “performance” foi de 22 minutos de duração. Foram duas porções de garfo médio por minuto, e, geralmente, foram 25 garfadas de comida para terminar o meu jantar. Eu tenho uma taxa de sucesso de 68 por cento e uma taxa de 32 por cento “excesso de velocidade”, que eu acho que significa que eu ainda como muito rápido.

Eu aprendi que eu estava tomando café da manhã em quatro minutos e jantava em oito (e eu tenho certeza que ele teria sido mais rápido se as crianças não tivessem rindo tanto de mim). E graças ao HapiFork, fiz um acordo comigo mesmo de comer mais devagar e evitar excessos. Eu sei que vou cumprir essa promessa, porque se eu não fizer isso, eu tenho que voltar a usar o HapiFork.

por Marissa Rothkopf Bates

© 2014, Newsweek.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *