fbpx
Thursday, June 4, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Idade não é obstáculo para voltar a estudar

Educação a Distância é uma alternativa para a alfabetização e capacitação de jovens e adultos. Completar o ensino básico era…

By Redação , in Brasil The São Paulo Times , at 25/08/2014 Tags:

Educação a Distância é uma alternativa para a alfabetização e capacitação de jovens e adultos.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Completar o ensino básico era o grande sonho de Terezinha Aparecida de Oliveira, dona de casa, 67 anos. Ela parou de estudar no quarto ano do ensino fundamental. Depois de 53 anos, decidiu voltar para a escola, mas com uma diferença: optou pela educação a distância. “Com a EaD, torna-se mais fácil, porque quem escolhe o horário de estudo é você mesmo”, explica. Em 42 meses, dona Terezinha concluiu o Ensino Fundamental e Médio no Instituto Monitor – escola referência em EaD no Brasil desde a década de 1930. “Tendo força de vontade, você consegue tudo. Foi uma conquista e tanto para mim”, conta Terezinha.

São vários os motivos que levam uma pessoa a parar de estudar. A maternidade prematura, a falta de recursos financeiros e de tempo são alguns dos fatores que afastam as pessoas da sala de aula. De acordo com um estudo do Ministério da Educação (MEC), políticas públicas têm como foco investir na educação para manter o aluno na escola ou para incentivar que uma pessoa volte aos estudos, independente da faixa etária, mas sabemos que só estas iniciativas não estão sendo suficientes para erradicar o analfabetismo e a baixa escolaridade da população brasileira.

Estimativas apresentadas pelo MEC apontam que, até 2015, o financiamento na área educacional pode chegar a R$3 bilhões ao ano. Os investimentos focam no ensino básico, na educação de jovens e adultos e na educação profissional. “Neste cenário, os cursos técnicos também aparecem como uma excelente opção, principalmente para pessoas mais velhas, pois são programas que habilitam o aluno para uma nova função, em um curto espaço de tempo e por um custo reduzido”, afirma Eduardo Alves, diretor do Instituto Monitor.

Também já está comprovado que a idade não representa mais um empecilho para a pessoa continuar estudando. Dados do Instituto Monitor revelam que a maioria das pessoas que procura os seus cursos técnicos, por exemplo, possui idade acima dos 35 anos, são mulheres, casadas e já tem um emprego. “Isso mostra que a educação a distância é uma possibilidade efetiva para reverter esse quadro”, ressalta.

A flexibilidade de horários da EaD também é um dos principais atrativos. Para Alves, os cursos técnicos, que se enquadram na educação profissional, representam uma possibilidade de voltar não só aos estudos como para o mercado de trabalho. “Mão-de-obra qualificada sempre encontra espaço no mercado laboral. E hoje em dia, a idade avançada não é determinante na hora da escolha pelo empregador, principalmente em um momento de apagão de talentos, como o que vivemos hoje em diversos setores da economia. Uma pessoa mais velha tem mais estabilidade emocional e uma segurança que nos jovens ainda estão adquirindo”, explica o diretor.

QUIZ: VOCÊ ABANDONOU OS ESTUDOS, MAS NÃO SABE SE É A HORA DE RETORNAR? DESCUBRA AGORA SE CHEGOU O MOMENTO DE DAR UMA VIRADA EM SUA VIDA. RESPONDA AO NOSSO QUIZ E MÃOS OBRA! 

1 – Sinto-me triste ou infeliz quando penso que poderia ter concluído meus estudos e hoje ocupar uma posição profissional com maior destaque ou remuneração.
( ) Sim ( ) Não

2 – Tenho vergonha de revelar que não consegui completar meus estudos e me retraio, mesmo em ambientes sociais.
( ) Sim ( ) Não

3 – Retornaria aos estudos se pudesse fazer os meus próprios horários ou não precisasse me deslocar tanto.
( ) Sim ( ) Não

4 – Não volto a estudar, pois sinto que passou da hora (estou velho demais!) ou tenho receio de estar desatualizado e me intimidar diante de outros alunos.
( ) Sim ( ) Não

5 – Quero voltar a estudar, mas acredito que não tenho recursos financeiros para manter o curso até o fim.
( ) Sim ( ) Não

6 – Voltaria a estudar se conseguisse realizar um curso rápido, eficiente e que me preparasse para o mercado de trabalho.
( ) Sim ( ) Não

7 – Profissionalmente seria excelente aprender um segundo idioma ou aperfeiçoar meus conhecimentos em informática. Certamente, poderia obter uma promoção ou um aumento de salário.
( ) Sim ( ) Não

8 – Meu sonho é empreender, mas não me sinto tecnicamente preparado.
( ) Sim ( ) Não

Resultado: Se você concordou com pelo menos três das afirmações propostas, saiba que é chegou a hora de virar a mesa e voltar a estudar. E a educação a distância pode ser o caminho para a realização deste sonho. Com custo competitivo, programas de qualidade, reconhecidos pelos principais órgãos de educação do Brasil, e alta flexibilidade, concluir os estudos pode ser mais simples e rápido do que se imagina. “E lembre-se do conselho da dona Terezinha, nossa personagem e aluna, ‘Tendo força de vontade, você consegue tudo!’”, finaliza o diretor do Instituto Monitor.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *