fbpx
Monday, July 6, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Jornada nas Estrelas – O guia da saga

Jornada nas Estrelas – O guia da saga é um panorama completo da série que revolucionou a ficção científica moderna…

By Redação , in Cultura e Entretenimento News & Trends , at 26/08/2016

Jornada nas Estrelas – O guia da saga é um panorama completo da série que revolucionou a ficção científica moderna da televisão e no cinema, tornou-se um dos maiores ícones da cultura pop mundial e está completando 50 anos de existência. Para comemorar a ocasião histórica, uma dupla de escritores (e fãs) brasileiros se lançou a produzir a mais completa “biografia não-autorizada” da saga já publicada.

O livro é escrito pelo jornalista Salvador Nogueira e pela tradutora Susana Alexandria. Os dois autores realizam sessão de autógrafos no próximo sábado (27), às 17h, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Trata-se do único livro de caráter jornalístico no mundo inteiro a conter informações sobre todas as 30 temporadas e os mais de 700 episódios já produzidos, além dos 13 filmes para cinema – incluindo o mais recente, Star Trek: Sem Fronteiras, que estreia neste ano como parte das comemorações do 50º aniversário.

A série, criada por Gene Roddenberry, estreou em 1966 levando para a TV naves espaciais, viagens interestelares e diversas tipos de alienígenas diferentes. Exibida em apenas três temporadas, deu origem a outras séries, desenhos animados e filmes, influenciou fortemente a cultura popular, ajudou a moldar diversos avanços científicos e conquistou uma legião de fãs.

Ao longo de 50 capítulos e apoiado por mais de uma centena de fotos, algumas delas raras, o livro traz detalhes históricos, desde a criação da série original, com o capitão Kirk, Spock e a nave estelar Enterprise, passando pelas séries derivadas, o desenho animado e todos os filmes.

O projeto envolveu intensa pesquisa bibliográfica, entrevistas com escritores, atores e produtores envolvidos nessa jornada de cinco décadas e, naturalmente, o “esforço” de rever exaustivamente todos os episódios e filmes em busca de todos os detalhes. “Desafiamos qualquer fã a ler o livro e não ficar com vontade de ver tudo de novo!”, brincam os autores.

Salvador Nogueira e Susana Alexandria não se limitam a apresentar as séries, mas mostram também como se deu a rica polinização cruzada entre Jornada nas Estrelas e a realidade que vivemos hoje. Revelam, assim, curiosidades intrigantes, como o fato de os celulares terem sido inspirados nos comunicadores, e os tablets, nos “PADDs”, vistos na série original. (Qualquer semelhança entre o nome PADD e um famoso modelo de tablet não é mera coincidência.) Ou ainda a investigação em laboratório, feita hoje por cientistas, sobre a viabilidade de tecnologias fantásticas como teletransporte e viagens espaciais mais rápidas que a luz, marcas registradas do programa; e o fato de o primeiro ônibus espacial da NASA ter sido batizado Enterprise em homenagem à nave Trek.

Tudo isso e muito mais ganha destaque nas 320 páginas de Jornada nas Estrelas: O Guia Completo da Saga, um livro indispensável para qualquer fã da série de TV mais cultuada de todos os tempos.

Os autores

Salvador Nogueira tornou-se trekker e apaixonado pelos temas espaciais pelo menos desde o final dos anos 1980, quando ainda era criança. Jornalista com especialização em ciência, é colunista do jornal Folha de S.Paulo, para quem também produz o blog Mensageiro Sideral, e da revista Scientific American Brasil. Sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira, é também criador do Trek Brasilis, principal site de notícias sobre Jornada nas Estrelas em língua portuguesa, e autor de outros dez livros, dentre eles Extraterrestres, Ciência Proibida e 25 Grandes Gênios da Humanidade.

Susana Alexandria é trekker desde os anos 1980, quando descobriu Jornada nas Estrelas nas reprises da TV Bandeirantes. Tradutora, é formada em Letras pela USP – Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão, pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. Fã de ficção científica, traduziu clássicos do gênero, como O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov, A Mão Esquerda da Escuridão, de Ursula Le Guin, Encontro com Rama e As Fontes do Paraíso, de Arthur C. Clarke, todos pela Editora Aleph. Este é o terceiro livro em coautoria com Salvador Nogueira. O primeiro foi o Almanaque Jornada nas Estrelas (2009).

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *