fbpx
Tuesday, October 27, 2020
-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-


Lançamento do iPhone 6 deve ampliar uso de pagamentos móveis

Com a inclusão da tecnologia Near Field Comunication (NFC) no iPhone, os usuários da Apple também poderão substituir a carteira…

By Redação , in Tecnologia e Ciência , at 14/09/2014

Foto: apple.com
Foto: apple.com

Com a inclusão da tecnologia Near Field Comunication (NFC) no iPhone, os usuários da Apple também poderão substituir a carteira pelo telefone. Usar o smatphone no lugar de cartões de crédito já é conhecida por quem utiliza serviços como Google Wallet e PayPal.

O NFC funciona por rádio frequência, responsável pela comunicação com o terminal de pagamento apenas por aproximação. Segundo dados das principais operadoras em transações com cartão de crédito, o Brasil é hoje o maior parque de NFC do mundo, ao menos em relação ao volume de terminais habilitados a realizar transações de pagamento usando a tecnologia. Apesar disso, a solução ainda esbarra na desconfiança dos usuários quanto a segurança das operações.

“As pessoas ainda têm receio de usar, como acontecia com a internet, no começo. Todo mercado inovador oferece riscos”, avalia o diretor de Desenvolvimento de Negócios da WeDo Technologies, Raphael Roale.

O NFC foi desenvolvido para proporcionar maior agilidade em transações agregadas à maior segurança no processo. Para isso, conta com uma característica própria capaz de aumentar o nível de segurança nas transferências de informações: a pouca distância entre os dispositivos para que a comunicação aconteça.

“O fato do processo de comunicação ocorrer em poucos segundos, pode aumentar também o nível de segurança do serviço. As autenticações e criptografia dos dados também são empregados. Um aparelho iniciador pode solicitar a autenticação do usuário antes de realizar a comunicação e transferência de informações”, explica Roale. “De modo geral, todo o procedimento ocorre da mesma forma que uma transação com cartão de crédito, apenas o meio físico passa a ser o telefone.”, conclui.

Segundo a Gartner, no mundo, o valor gasto com pagamentos móveis via NFC alcançou 4,9 bilhões de dólares em 2013. Esse número deve aumentar para 8,2 bilhões de dólares este ano e alcançar os 21, 9 bilhões de dólares em 2016.

Comments


Deixe uma resposta


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *